Quem é Karla Sofía Gascón, primeira atriz trans indicada ao Oscar?

Após se tornar a primeira pessoa trans a receber um prêmio em Cannes, Karla Sofía Gascón, 52, segue fazendo história.

Nesta quinta-feira (23), graças à sua interpretação de Manitas, um traficante mexicano que se transforma em “Emilia Pérez“, ela foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz, tornando-se a primeira mulher trans a alcançar essa conquista. Veja a lista completa de indicações.

Nascida em 1972, em Alcobendas, região de Madrid, Espanha, Sofía Gascón veio ao mundo como Carlos Gascón. Ela estudou interpretação na Escola de Cinema de Madrid e iniciou sua carreira no final dos anos 1980, com um papel na revista musical “El Águila de Fuego“.

Mais tarde, atuou em séries de televisão como “El Súper“, “El Pasado Es Mañana” e “Calle Nueva“. Em busca de novos desafios profissionais, Gascón mudou-se para o México em 2009, onde participou da novela “Corazón Salvaje“.

A mudança lhe trouxe diversos papéis de galã até atingir grande destaque em 2013, como um dos protagonistas de “Nosotros Los Nobles“, o filme de maior bilheteria do cinema mexicano. Esse sucesso abriu portas para sua entrada em séries de prestígio, como a premiada “El Señor de Los Cielos“.


Karla Sofía Gascón em "Emilia Pérez"
Por “Emilia Pérez”, Karla Sofía Gascón é uma das favoritas ao Oscar 2025 de Melhor Atriz • Divulgação

Para surpresa de muitos fãs, em 2018, Gascón iniciou sua transição de gênero na Espanha. Pouco depois, retornou ao México, onde participou da edição local do MasterChef Celebrity e da série “Rebeldes”. Nesse período, também publicou um romance semiautobiográfico, “Karsia: Una Historia Extraordinaria”, e continuou sua carreira, agora como atriz.

No dia em que venceu um prêmio em Cannes, a atriz foi alvo de críticas. Marion Maréchal, política francesa de extrema direita e neta do fundador da Frente Nacional, Jean-Marie Le Pen, publicou no X: “Então um homem ganhou o prêmio de melhor atriz. Para a esquerda, progresso significa apagar as mulheres e as mães.”

Gascón decidiu processá-la. Segundo Etienne Deshoulières, seu advogado, foi apresentada uma queixa por “insulto sexista com base na identidade de gênero”. “Precisamos acabar com esses comentários”, declarou ele ao The Guardian.

As semelhanças entre Gascón e sua personagem no musical “Emilia Pérez” não param em sua transição de gênero ou na ligação com o México. Assim como no filme, a atriz tem uma família – sua esposa, Marisa, que conheceu aos 19 anos, e a filha do casal, atualmente com 13 anos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Karla Sofía Gascón (@karsiagascon)

Diferentemente da história na tela, no entanto, Gascón permanece junto de sua família. “São elas, minha mulher e minha filha, que aguentam minhas loucuras todos os dias”, declarou em seu discurso em Cannes.

Jacques Audiard, diretor de “Emilia Pérez”, revelou que, inicialmente, Manitas seria interpretado por outro ator, enquanto Gascón ficaria apenas com o papel de Emilia. No entanto, foi a própria atriz quem o convenceu de que deveria interpretar as duas faces da personagem.

O drama musical, ambientado em grande parte na Cidade do México, acompanha Rita, uma advogada problemática contratada pelo poderoso traficante Manitas para ajudá-lo a realizar clandestinamente uma cirurgia de afirmação de gênero.

O objetivo é se tornar quem realmente é e, ao mesmo tempo, encenar a morte de Manitas para resolver problemas relacionados ao tráfico. “Quero ser mulher”, diz o traficante, um homem imponente, violento e de voz grave. No início, é difícil imaginar essa transição, mas, quando Manitas ressurge como Emilia, ela se revela uma mulher deslumbrante que, ao abandonar o passado, demonstra ter um coração generoso.

Fernanda Torres vai ser indicada ao Oscar? Confira suas concorrentes

“Emilia Perez”, filme com Selena Gomez, vai representar a França no Oscar 2025

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Quem é Karla Sofía Gascón, primeira atriz trans indicada ao Oscar? no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.