Hamas diz que próximos reféns israelenses serão libertados no sábado (25)

O Hamas declarou na segunda-feira (20) que libertaria reféns mantidos em Gaza no sábado (25), depois que um oficial do grupo militante palestino afirmou que eles seriam libertos um dia depois do esperado.

O grupo deve libertar 33 reféns nas próximas semanas como parte do acordo de cessar-fogo alcançado com Israel neste mês que pode acabar com a guerra de 15 meses na Faixa de Gaza.

Em um comunicado o Hamas informou que o próximo grupo de reféns seria solto no sábado em troca de prisioneiros e detidos palestinos mantidos por Israel.

Antes disso, Nahed Al-Fakhouri, chefe do escritório de mídia dos prisioneiros do Hamas, havia dito que os reféns seriam libertos no domingo. Espera-se que o grupo solte quatro reféns israelenses ainda no sábado, sete dias após o cessar-fogo entrar em vigor.

Um alto funcionário israelense, falando sob condição de anonimato, reagiu à declaração de Al-Fakhouri falando à Reuters que o prazo para a libertação dos reféns era sábado.

Acordo de cessar-fogo e libertação de reféns

Este mês, Israel e Hamas concordaram com um cessar-fogo de três fases que poderia pôr fim à guerra de 15 meses em Gaza.

A resolução entrou em vigor no domingo (19) com o Hamas libertando três reféns israelenses.

Israel também libertou prisioneiros e detidos palestinos.

O acordo de cessar-fogo descreve uma fase inicial de trégua de seis semanas e inclui a retirada gradual das forças israelenses da Faixa de Gaza e a libertação de reféns tomados pelo Hamas em troca de prisioneiros palestinos mantidos por Israel.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Hamas diz que próximos reféns israelenses serão libertados no sábado (25) no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.