Diretora-geral do FMI diz que batalha global contra a inflação ainda não foi vencida

Nesta sexta-feira (24), a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, destacou que, embora a economia global tenha avançado, a batalha contra a inflação ainda não foi vencida. Durante sua participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, Georgieva enfatizou a importância de evitar uma recessão e ressaltou que há muito trabalho pela frente. Georgieva fez uma analogia, comparando a inflação a um “gênio” preso em uma garrafa, sugerindo que é preciso “empurrá-lo até o fim”.

“A cabeça do gênio está na garrafa, a maior parte do corpo do gênio está na garrafa, meio que ficando presa lá, mas as pernas ainda estão meio que penduradas. Precisamos empurrá-lo até o fim”, afirmou a diretora-geral do FMI.

Essas observações surgem em um contexto em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitou ao Federal Reserve (BC dos EUA) uma redução imediata nas taxas de juros. Essa pressão contrasta com a recente decisão do Japão, que decidiu aumentar sua taxa de juros de 0,25% para 0,5%, marcando o maior nível em 17 anos, como uma medida para enfrentar a inflação crescente.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Na próxima semana, os bancos centrais de importantes economias, incluindo os Estados Unidos, a União Europeia e o Brasil, se reunirão para deliberar sobre possíveis ajustes nas taxas de juros. Essas reuniões são cruciais, pois as decisões tomadas podem impactar significativamente a economia global e as estratégias de combate à inflação.

 *Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Victor Oliveira 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.