Volta às aulas sem celular: como está a expectativa dos alunos

A volta às aulas em 2025 tem uma novidade: pela primeira vez, o uso de celulares por estudantes é proibido por lei. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a medida que impede o uso de aparelhos eletrônicos em escolas públicas e particulares no dia 13 de janeiro.

A CNN Brasil conversou com alunos para entender qual é a expectativa deles.

Rafaela, 16, estudante de uma Etec (Escola Técnica Estadual) da grande São Paulo, acredita que será difícil ficar sem o celular durante o tempo em que estiver na escola. “Eu usava [o celular] quando o meu professor deixava, para auxiliar em alguma atividade, e também quando tinha aula vaga eu ficava olhando o TikTok, Instagram, essas coisas”, comentou.

A jovem também usava o aparelho durante os intervalos, o que agora não será permitido.

“Se já estão proibindo durante as aulas, que é o mais importante, não tem nada a ver eles também proibirem durante o intervalo, que é quando a gente es respirando de ficar tanto tempo sentado”, disse.

Ela ainda contou que os intervalos vão ficar “chatos”, porque a escola não costuma deixar a quadra aberta para os estudantes, nem proporciona outras distrações.

A realidade das estudantes Larissa, 16, e Victoria, 18, do PB Colégio e Curso, no Rio de Janeiro, é diferente. Elas já estão acostumadas a ficar sem o celular porque o aparelho é entregue aos professores no começo do dia e só têm acesso no final das aulas.

“Achei difícil no começo, mas logo depois acostumei”, disse Larissa. A aluna também afirmou que as interações entre os alunos e a concentração e o foco melhoraram.

As estudantes Andreza, 16, e Pérola, 17, da Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro, têm uma posição mais ponderada. Ambas acreditam que a tecnologia pode contribuir para o aprendizado, desde que usada de forma adequada. “Sites de exercícios tornam as aulas mais dinâmicas. A tecnologia é boa na hora de apresentar seminário, apresentar slides”, disse Pérola.

Mas, em relação à proibição nos intervalos, as jovens são contrárias à medida. “Por que não poderíamos usar [o celular] dentro da escola, por exemplo, para tirar uma foto?”, questionou Andreza.

No colégio de Andreza e Pérola, os alunos recebem um tablet no início do ano que é usado para as atividades pedagógicas. Já os celulares são permitidos fora das aulas.

Tem que conscientizar, ao invés de vetar. Porque, quando usam a tecnologia de forma incorreta, quem perde é o aluno”, concluiu Andreza.

Lei proíbe o uso de celulares nas escolas

Vale destacar que os estudantes poderão usar dispositivos em sala de aula para fins pedagógicos ou didáticos, desde que tenham orientação dos professores.

Aulas de programação, por exemplo, podem exigir que os estudantes utilizem computadores em sala de aula. Para esses casos, os alunos podem usar aparelhos eletrônicos.

Entenda como redes de ensino que proíbem celulares aplicam as regras

Este conteúdo foi originalmente publicado em Volta às aulas sem celular: como está a expectativa dos alunos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.