Departamento de Musk quer acabar com moeda de 1 centavo de dólar; entenda

O Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) de Elon Musk tem uma nova meta para cortar custos: o centavo americano. Na rede social X, antigo Twitter, a comissão disse que cada centavo custa mais de 3 centavos de dólar para ser feito e gerou aos contribuintes dos Estados Unidos mais de US$ 179 milhões no ano fiscal de 2023.

“A Casa da Moeda produziu mais de 4,5 bilhões de centavos no ano fiscal de 2023, cerca de 40% dos 11,4 bilhões de moedas produzidas para circulação”, dizia a postagem.

A Casa da Moeda dos EUA em 2023 relatou que circulou cerca de 4,1 bilhões de centavos de dólar. No ano fiscal de 2024, o órgão disse em seu relatório anual que o centavo dos EUA custa cerca de 3,7 centavos de dólar para produzir e distribuir, um aumento de mais de 20% em relação ao ano anterior.

A elevação do custo dos metais, incluindo zinco e cobre, é parte do motivo pelo qual está ficando mais caro fazer a moeda.

Musk não está introduzindo uma ideia nova. Durante anos, as pessoas têm defendido a eliminação do centavo, já que essa moeda raramente são usadas como troco. E desde a pandemia de Covid-19, mais consumidores estão comprando online ou evitando completamente a moeda física.

Mais de 20 anos atrás, em um episódio de 2001 do drama político “The West Wing”, o personagem fictício Sam Seaborn faz um discurso sobre o centavo. “A maioria dos centavos não circula. Eles vão em potes, gavetas de meias”.

No ano passado, uma história da New York Times Magazine defendeu a abolição da moeda . “A necessidade de abolir o centavo tem sido óbvia para aqueles que estão no poder por tanto tempo que a incapacidade de realizá-lo transformou a moeda em um símbolo de podridão mais profunda”, observou o artigo.

Outros especialistas dizem que eliminar o centavo pode beneficiar as empresas ao economizar um tempo considerável para balconistas e caixas de loja. Jeff Lenard, vice-presidente de iniciativas estratégicas da indústria na National Association of Convenience Stores, afirmou que cerca de 52 milhões de transações em dinheiro presenciais ocorrem em lojas de conveniência todos os dias.

“Se economizarmos 2 segundos para cada um desses clientes, isso dá 104 milhões de segundos ou 1.203 dias”, pontuou Lenard à CNN. “E isso não leva em consideração a composição do tempo — economizando 2 segundos para as outras pessoas que estão esperando na fila antes de pagar. Isso é uma produtividade séria.”

Musk tem se envolvido bastante na nova administração do presidente Donald Trump. O republicano criou formalmente o Departamento de Eficiência Governamental dentro do governo federal em uma ação executiva esta semana.

Vivek Ramaswamy, que foi originalmente contratado para co-administrar o departamento com Musk, foi afastado, informou o Wall Street Journal.

Com vetos da tributária, exportação de cigarros e bebidas será taxada

Michael Williams e Clare Duffy, da CNN, contribuíram para esta reportagem

Este conteúdo foi originalmente publicado em Departamento de Musk quer acabar com moeda de 1 centavo de dólar; entenda no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.