Barack Obama discursa na Convenção do Partido Democrata

Ex-presidente foi um dos destaques do evento, na noite desta terça-feira (20). Convenção oficializa candidatura de Kamala Harris à Casa Branca. O ex-presidente Barack Obama discursa na Convenção do Partido Democrata, na noite desta terça-feira (20). O evento oficializa Kamala Harris como candidata à Casa Branca.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A mídia norte-americana já havia adiantado que Obama iria ressaltar qualidades que podem levar Kamala Harris a vencer as eleições. Além disso, ele alertaria os democratas sobre os desafios das próximas semanas de campanha.
Antes do ex-presidente, a ex-primeira-dama Michelle Obama também discursou. Ela contou um pouco da história dela e disse que tem os mesmos valores que Kamala.
“Dos dois principais candidatos dessa corrida eleitoral, apenas Kamala entende o trabalho que não é valorizado e o compromisso que sempre fez com que a América fosse grande”, afirmou.
Obama e Kamala mantêm uma amizade de quase 20 anos. Ela fez campanha para ele nas eleições de 2008 e discursou durante a convenção democrata de 2012 para declarar apoio à reeleição do então presidente.
Enquanto isso, Obama alavancou a candidatura de Kamala como procuradora-geral da Califórnia em 2010. Seis anos depois, ele também participou da campanha dela ao Senado dos Estados Unidos.
Neste ano, Obama declarou apoio à candidatura de Kamala à Casa Branca cinco dias após Joe Biden anunciar que iria desistir de concorrer à reeleição. Na época, ele divulgou um vídeo de uma ligação telefônica para Kamala e disse que ela seria uma “presidente fantástica”.
A convenção democrata começou na segunda-feira (19) e vai até quinta-feira (22). Kamala deve discursar apenas no último dia. O vice na chapa, Tim Walz, fará a fala dele na quarta-feira (21).
Impacto Obama
Barack Obama foi presidente dos Estados Unidos por dois mandatos, entre 2009 e 2017. Ele foi sucedido por Donald Trump.
Mesmo fora da Casa Branca, o ex-presidente continuou desempenhando um papel de influência importante dentro do Partido Democrata.
Segundo a imprensa norte-americana, por exemplo, Obama pressionou Biden para que ele desistisse da reeleição. Isso acabou irritando o atual presidente, que acabou cedendo.
Muitos veem Barack Obama como um dos responsáveis por uma revolução dentro do Partido Democrata.
Além de ter sido o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Obama venceu as duas eleições que disputou por uma vantagem considerável, principalmente no colégio eleitoral. Ele encerrou a gestão com 60% de aprovação.
Biden já discursou
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez um balanço de governo durante discurso no primeiro dia de Convenção do Partido Democrata, na segunda-feira. Em tom de despedida, Biden disse que a democracia precisa ser preservada, fez críticas a Donald Trump e elogiou Kamala Harris.
Ao longo do discurso, o democrata criticou Trump, afirmando que o ex-presidente não cumpriu promessas de campanha. Biden também ressaltou políticas públicas para saúde e defendeu o direito ao aborto.
“Donald Trump vai conhecer o poder das mulheres em 2024”, afirmou.
O presidente encerrou o discurso afirmando que cometeu muitos erros durante a carreira, mas que deu o seu melhor pelos Estados Unidos.
“Por 50 anos, como muitos de vocês, dei meu coração e alma a nossa nação e fui abençoado milhões de vezes em troca do apoio das pessoas.”
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.