Atleta mirim de 11 anos acumula mais de 50 premiações em corridas e sonha em disputar Olimpíadas: ‘Treinando muito para isso’


Laís Moura, conhecida como “Lais Foguetinho”, corre desde os 9 anos e mora na cidade de Cruzeiro, no interior de SP. Lais Moura, de 11 anos, é atleta mirim e acumula títulos.
Arquivo pessoal
Descoberta por um professor, a atleta mirim Laís Moura, mais conhecida como “Laís Foguetinho”, acumula mais de 50 premiações em corridas. A menina, de 11 anos, é moradora de Cruzeiro, no interior de SP, e já disputou provas em diversos estados do país. Ela sonha em crescer no esporte para disputar as Olímpiadas.
Segundo a família, a iniciação na corrida começou aos 9 anos, quando Laís chamou a atenção nas aulas de Educação Física e foi incentivada pelo professor a começar a treinar.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Inspirada com a oportunidade e contando com o apoio dos pais, a menina se tornou aluna da Associação Atlética Papaléguas, uma entidade sem fins lucrativos que realiza um trabalho gratuito para crianças e adolescentes por meio da prática do atletismo em Cruzeiro.
Com 3 meses de treinamento, a menina se inscreveu para uma corrida em São Roque, cidade no interior de SP, onde conquistou pela primeira vez um pódio, ficando em primeiro lugar na disputa.
Em entrevista ao g1, Ednilson Moura, pai da Laís, contou que a filha ama o que faz e que se dedica em busca do sonho de se tornar profissional no ramo.
“A Laís pretende se profissionalizar, pois ela ama o atletismo. Apesar de ter sido incentivada pelo professor, foi decisão dela seguir treinando e, consequentemente, competindo. Ela adora o que faz”, contou.
Foguetinho, como é conhecida, já viajou para diversas cidades de São Paulo e de outros estados brasileiros para competir. Ela já disputou provas em Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná, por exemplo.
Um dos destaques foi a São Silvestrinha – versão da São Silvestre para crianças e adolescentes, dos 4 aos 17 anos – onde a Laís foi a primeira colocada em 2023.
Segundo o pai, das 59 provas de corrida que Laís já disputou, em 57 ela ficou no pódio e levou uma medalha ou troféu para casa, por conquistar o primeiro, segundo ou terceiro lugar.
“Ela ganhou 50 vezes em primeiro lugar, 5 vezes em segundo e 2 vezes em terceiro. Em uma das corridas, ficou em quinto lugar e em outra ela passou mal. As provas que ela ficou em 3º foram de 5 km e 6 km com adultos e a Laís conseguiu a terceira colocação do feminino geral”, relembrou.
A atleta tem uma rotina muito regrada de treinamentos, que consiste em treinar corrida por 1h30 três vezes na semana e fazer academia duas vezes na semana para fortalecimento dos músculos.
Apesar da rotina intensa de treinos e viagens para disputar competições, o pai conta que a filha também é dedicada com os estudos. Atualmente, ela está cursando o ensino fundamental e também faz aulas de inglês.
Com o sonho de disputar as Olimpíadas, Laís conta que encara todos os desafios dos treinos, estudos e competições com facilidade, por ser o caminho que precisa trilhar para conseguir se tornar uma atleta de alto nível.
“Eu não acho difícil ter essa rotina, porque tudo que eu faço, eu gosto de fazer. Meu sonho é disputar uma Olimpíadas. Estou treinando muito para isso e, se Deus quiser, vou conseguir’, afirmou Laís ao g1.
Lais Moura, de 11 anos, é atleta mirim.
Arquivo pessoal
Lais Moura, de 11 anos, é atleta mirim.
Arquivo pessoal
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.