4 em cada 10 universitários trancam curso por dívidas, diz pesquisa

Cerca de quatro em cada 10 universitários precisaram trancar o curso por não terem condições de pagar as mensalidades em dia, segundo pesquisa da Serasa cedida com exclusividade à CNN.

Essa é uma realidade frequente, já que 70% dos estudantes afirmaram possuir dívidas com alguma instituição de ensino, à medida que os outros 30% já tiveram alguma conta em aberto, mas conseguiram quitá-la.

As contas a pagar estão no patamar dos R$ 7 mil para mais 63% dos estudantes endividados, enquanto 54% deles tem dívidas pendentes há mais de 6 meses.

O desemprego é o principal motivos para o aluno não conseguir bancar com as mensalidades, apontado por 29% deles. Na sequência, aparece a necessidade de priorizar o pagamento de outras contas (19%) e a redução de renda (12%).

Mesmo assim, o número dos jovens de 15 a 29 anos que não estudam nem trabalham, conhecidos como “nem-nem”, atingiu o menor patamar da série histórica iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O cenário apontado pela pesquisa do Serasa não só impacta na continuidade do curso pretendido pelo estudante, como também o desempenho durante a aulas, sendo que 24% dos entrevistados admitiram ter dificuldade de se concentrar devido às contas atrasadas.

Segundo o estudo, nove em cada 10 alunos entrevistados afirmaram arcar com as despesas do curso inteiramente sozinho, “demonstrando uma mudança no comportamento do estudante brasileiro que, por décadas, teve os pais como financiadores dos estudos”.

Por isso, continuar endividado não é uma opção para quase 60% dos universitários, os quais consideram importante regularizar as dívidas e seguir estudando.

Pé-de-meia a universitários: quem tem direito e como acessar

Este conteúdo foi originalmente publicado em 4 em cada 10 universitários trancam curso por dívidas, diz pesquisa no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.