Lula faz nova tomografia e está liberado para viagens e atividade física


Boletim médico não deixa claro se liberação inclui viagens longas ou para fora do país. Lula caiu no banheiro do Alvorada em outubro e bateu a cabeça; em dezembro, teve novo sangramento. Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
EVARISTO SA / AFP
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma nova tomografia nesta segunda-feira (27) no hospital Sírio-Libanês, em Brasília.
Segundo o boletim médico divulgado, Lula está “liberado plenamente para exercer sua rotina habitual de vida, como viagens e atividade física”.
Apesar da liberação, os médicos também dizem que o presidente “segue sob acompanhamento” (leia íntegra abaixo).
Os exames foram repetidos mais de três meses após a queda que Lula sofreu no banheiro do Palácio do Alvorada, em Brasília, em 19 de outubro.
O acidente doméstico levou o presidente a cancelar uma viagem à Rússia para a Cúpula do Brics, naquele fim de semana. Mas, aos poucos, Lula foi retomado a agenda regular de viagens e compromissos.
Em 9 de dezembro, no entanto, Lula foi transferido para São Paulo e internado às pressas para uma cirurgia, após sofrer dores de cabeça motivadas por um novo sangramento interno na cabeça.
Três dias depois, em 12 de dezembro, Lula passou por um segundo procedimento, em caráter preventivo, para evitar novos sangramentos. No dia seguinte, deixou a UTI e postou em rede social vídeos caminhando pelo hospital.
Em 19 de dezembro, Lula retornou a Brasília – mas ainda sob restrições e impedido, por exemplo, de fazer viagens a trabalho.
Lula se emociona ao relembrar os dias anteriores à cirurgia de emergência
Viagens devem voltar ao radar
É a primeira vez, desde a queda no Palácio da Alvorada, que a equipe médica de Lula indica que ele está apto a fazer viagens em sua “rotina habitual”.
O boletim médico não explicita se a liberação para viagens inclui trajetos mais longos, por exemplo, para fora do país.
Ainda em 2024, antes da cirurgia de emergência, havia uma expectativa de que Lula fizesse uma viagem à Ásia em março de 2025, com paradas no Japão e no Vietnã. O governo não voltou a confirmar essa intenção após as complicações médicas de dezembro.
Íntegra
Leia a íntegra do boletim médico:
O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve hoje, 27/01/25, no Hospital Sírio-Libanês, unidade Brasília, para realização de nova tomografia de controle. O exame mostra nova redução da coleção, compatível com progressiva melhora do quadro.
O Presidente foi liberado plenamente para exercer sua rotina habitual de vida, como viagens e atividade física.
O Presidente segue sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio.
Dr. Rafael Gadia
Diretor de Governança Clínica
Dra. Luiza Dib
Diretora Clínica
Adicionar aos favoritos o Link permanente.