Jogos Paralímpicos Paris 2024: delegação brasileira terá maior participação feminina da história

Faltando 7 dias para o inicio dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o Brasil já tem definido os atletas que representarão o país na França. Assim como na Olimpíada, que tinha como base a equidade de gênero, as Paralimpíadas de Paris também contará com a presença maciça de atletas mulheres e a delegação brasileira terá a sua maior delegação feminina da história.

O Brasil estará representado por 255 atletas paralímpicos em Paris. Desses, 117 serão mulheres, representando 45,9% da delegação brasileira. Esse será os Jogos com maior participação feminina brasileira, superando Rio 2016 que contou com 102 atletas competindo no feminino.

O número é ainda maior quando comparado a última edição dos Jogos Paralímpicos. Em Tóquio 2020, 96 atletas paralímpicas brasileiras estiveram presentes.

Modalidades em destaque

Nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, 22 modalidades estarão em disputa e em diversas delas o Brasil contará com maioria de atletas femininos.

No atletismo, por exemplo, 33 mulheres representarão o país. Na natação, 16 atletas femininas estarão na disputa. Além dessas modalidades, o Brasil terá maioria feminina no levantamento de peso, taekwondo, remo e  tênis de mesa.

Mulheres no topo

Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 demonstraram que as atletas brasileiras estão em destaque. Das 20 medalhas conquistadas pelo Brasil, 12 foram conquistadas exclusivamente por mulheres, incluindo as 3 medalhas de ouro.

Essa foi a primeira vez que as medalhas brasileiras foram conquistadas em maior número pelo time feminino. A equipe masculina conquistou 7, entre pratas e bronzes. Uma equipe mista, no judô, conquistou a última medalha.

Na Paraolimpíada o cenário pode se repetir. Diversas atletas brasileiras estão em grande momento e devem conquistar o pódio paralímpico, como Jerusa Gerber no T11 (deficiência visual), Beth Gomes (classe F53) Fernanda Yara (classe T47) e Lorena Spoladore, também da classe T11, no atletismo.

Na natação, destaque para Carol Santiago, que compete na classe S12 (baixa visão) e Edênia Garcia, da classe S3. No tênis de mesa, que também conta com uma equipe majoritariamente feminina, Bruna Alexandre, que disputou os Jogos Olímpicos de Paris e estará nos Jogos Paralímpicos (primeira aleta brasileira a disputar as duas competições), também tem chance de medalha.

Quando começa?

Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começarão no próximo dia 28 de agosto, com termino marcado para o dia 8 de setembro. 

Ao todo, cerca de 4.400 atletas, representando 184 países e competindo em 22 modalidades, estarão presente na competição. 

Em Tóquio 2020, o Brasil obteve seu melhor resultado nos Jogos Paralímpicos, terminando na 7ª colocação. Para Paris, é esperado que o Brasil mantenha o ótimo desempenho do Japão.

Ao todo o Brasil já conquistou 378 medalhas na história das Paralimpíadas, sendo 110 de ouro, 135 de prata e 133 de bronze. 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.