Jaques Wagner: Lira e Pacheco tem tamanho para estar em Ministérios

Terminados os mandatos na presidência da Câmara e do Senado, a partir deste sábado (1º), o futuro de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AP) ainda é incerto. Nos bastidores, os nomes já foram ventilados quando o assunto é reforma ministerial.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já expressou, inclusive, a vontade de ter Pacheco no governo federal e, posteriormente, como candidato ao governo de Minas Gerais, na eleição de 2026.

Às vésperas da eleição no Senado, o líder do governo na Casa, senador Jaques Wagner (PT-RJ), afirmou à CNN que acredita que os dois tenham “tamanho” para assumir ministérios, mas que o tempo é curto.

“Quem senta em um Ministério hoje e for ser candidato, vai ter um ano e dois meses. Você senta em uma cadeira, monta sua equipe… não sei se dá tempo de uma produção tão grande, a tempo de você se projetar, mas repare, aí depende, basicamente, de cada um deles e do presidente da República. Mas eu, pessoalmente, acho que todos os dois têm tamanho para estar no ministério”, disse.

Ele avalia que a experiência de ambos, à frente das Casas Legislativas por quatro anos, seja suficiente para a posição de ministro, mas que a situação é diferente para cada um.

“O Rodrigo Pacheco está em um partido que se considera, que é tido como base do governo, Arthur Lira está no PP, que não é base do governo, ontem mesmo o próprio Ciro [presidente do PP] disse que era contra a entrada dele [Arthur Lira]. Então essa é uma questão que, em primeiro lugar, cada um tem que definir de que lado quer estar”, afirmou o senador.

No Senado, a tendência é que Davi Alcolumbre seja eleito no sábado. Sobre essa relação, Jaques Wagner diz que espera ser “tranquila”.

“Acho que toda cadeira molda um pouco as pessoas. Um presidente do Senado, ele não é nem líder da oposição, nem líder do governo, ele é um magistrado. […] Mas a legitimidade do presidente eleito fala mais alto… então, eu repito, nesse sentido, acho que a relação vai ser muito tranquila”, afirmou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Jaques Wagner: Lira e Pacheco tem tamanho para estar em Ministérios no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.