Beto Simonetti é reeleito presidente da OAB por unanimidade

O advogado Beto Simonetti, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi reeleito por unanimidade na noite desta sexta-feira (31) para seu segundo mandato à frente da entidade. Ele recebeu 100% dos 81 votos válidos e comandará a instituição até 2028.

A eleição foi realizada no auditório externo do Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília. A posse do presidente e da nova diretoria está marcada para este sábado (1º), também no STJ, a partir das 9h. As cerimônias não serão realizadas na sede da OAB devido à reforma em andamento após o incêndio ocorrido em 2024.

Natural do Amazonas, casado e pai de dois filhos, Simonetti, de 46 anos, liderou a chapa “OAB de Portas Abertas”, dando continuidade à gestão anterior. O advogado é o primeiro presidente reeleito da OAB desde a redemocratização do Brasil.

Confira a composição da nova diretoria eleita da OAB Nacional:

  • Felipe Sarmento (Alagoas), vice-presidente;
  • Rose Morais (Sergipe), secretária-geral;
  • Christina Cordeiro (Espírito Santo), secretária-geral-adjunta;
  • Délio Lins e Silva Júnior (Distrito Federal), diretor-tesoureiro.

Beto Simonetti é advogado desde 2001. Formou-se em Direito pela Universidade Nilton Lins e é pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Entre as diversas funções que exerceu no Sistema OAB, destacam-se a de conselheiro federal pela OAB-AM, secretário-geral do CFOAB, coordenador nacional do Exame de Ordem Unificado, diretor-geral da Escola Nacional de Advocacia e ouvidor-geral.

“Ao me colocar à disposição para presidir o Conselho Federal por mais um triênio, agradeço aos colegas do período anterior por tudo o que fizeram pela advocacia. Juntos, conseguimos para a profissão leis e decisões judiciais inéditas que aumentaram as proteções legais para as prerrogativas”, disse Beto Simonetti na cerimônia.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Beto Simonetti é reeleito presidente da OAB por unanimidade no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.