Bombardeio atribuído aos paramilitares deixa mais de 50 mortos no Sudão

Ao menos 54 pessoas morreram neste sábado (1) em um bombardeio atribuído aos paramilitares sudaneses contra um mercado em Omdurman, cidade próxima da capital Cartum, informou uma fonte médica à AFP.

A fonte do hospital Al Nao, que pediu anonimato, disse que está chocada com a quantidade de feridos enviados ao centro médico e atribuiu a responsabilidade do ataque às Forças de Apoio Rápido (FAR).

“Os foguetes caíram no meio do mercado, por isso há tantas vítimas e tantos feridos”, declarou à AFP um sobrevivente.

Desde abril de 2023, os paramilitares das FAR estão em guerra contra o Exército oficial, um conflito que provocou dezenas de milhares de mortes e o deslocamento de mais de 12 milhões de pessoas.

Após meses de uma aparente estagnação na capital, o Exército iniciou uma ofensiva em janeiro e recuperou bases- cruciais, incluindo sua sede, que havia sido cercada pelos paramilitares desde o início da guerra.

As FAR foram expulsas de muitos de seus redutos e são cada vez mais deslocadas para a periferia da capital.

Testemunhas do ataque deste sábado, o mais recente de vários que tiveram civis como alvo em mercados, relataram que os disparos de artilharia eram procedentes do oeste de Omdurman, ainda controlada pelas FAR.

bur-bha/jsa/cab/ila/mab-avl/meb/fp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.