UE diz estar pronta para se defender de tarifas de Trump

BRUXELAS, 1 FEV (ANSA) – A União Europeia disse neste sábado (1º) estar pronta para defender seus interesses, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltar a prometer atingir o bloco com tarifas.   

A declaração foi dada por um porta-voz da Comissão Europeia, um dia depois da Casa Branca confirmar que os produtos importados de México e Canadá serão taxados em 25%, enquanto os itens da China vão ser tarifados em 10%.   

“A UE permanecerá fiel aos seus princípios e, se necessário, estará pronta para defender seus legítimos interesses”, afirmou.   

O porta-voz lembrou ainda as posições expressas nos últimos dias pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e pelo comissário de Comércio da UE, Maros Sefcovic, destacando a firmeza da Europa diante de possíveis medidas protecionistas.   

Nos últimos dias, o republicano garantiu que “definitivamente” vai impor tarifas ao bloco”, porque “a Europa nos tratou muito mal”.   

Paralelamente, Mark Carney, o favorito para se tornar o próximo primeiro-ministro do Canadá, acusou Trump de ser um “valentão” e declarou que seu país “responderá” à imposição de tarifas de 25%. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.