Senadores votam para escolher novo presidente

Os senadores começam neste momento o processo de votação para a escolha do novo presidente do Senado. A sessão na Casa Legislativa começou pouco depois das 10h30 deste sábado (1º).

O favorito entre os senadores é Davi Alcolumbre (União-AP), que preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa. Ele tem o apoio do atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que chegou ao cargo em 2021 e foi reeleito com o endosso de Alcolumbre.

Além de Alcolumbre, outros dois parlamentares também disputam o comando do Senado. São eles: Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE). Os senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Soraya Thronicke (Podemos-MS) retiraram suas candidaturas após discursarem no plenário.

Cada um deles teve até 15 minutos para discursar no plenário.

O resultado será anunciado logo após a contagem dos votos.

Logo após a definição do presidente, o Senado começará a sessão, liderada pelo novo presidente, para eleger os demais integrantes da nova Mesa Diretora: os dois vice-presidentes, os quatro secretários e os quadro respectivos suplentes.

O rito será parecido: os candidatos discursam, a votação é iniciada e, após a contagem, o resultado é anunciado.

O que faz o presidente do Senado?

A principal função do presidente do Senado é comandar as pautas da Casa, decidindo se os projetos poderão ou não entrar em votação. Além disso, o parlamentar acumula uma série de atividades, incluindo:

  • convocar e presidir as sessões da Casa e as sessões conjuntas do Congresso Nacional;
  • empossar os senadores;
  • representar os interesses do Senado e do país no Plenário;
  • definir as pautas das sessões;
  • decidir questões de ordem.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Senadores votam para escolher novo presidente no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.