EUA realizou ataques aéreos contra alvos do EI na Somália, diz Trump

Forças militares dos Estados Unidos realizaram neste sábado (1º) ataques aéreos contra alvos do grupo Estado Islâmico (EI) na Somália, anunciou o presidente Donald Trump.

“Esta manhã, ordenei ataques aéreos de precisão contra o principal planejador de ataques do EI e outros terroristas que recrutou e liderou na Somália”, declarou Trump em sua plataforma Truth Social.

O secretário de Defesa, Pete Hegseth, detalhou que os ataques tinham como alvo grupos do EI-Somália nas montanhas de Golis, na região semiautônoma de Puntland.

“Nossa avaliação inicial é que vários militantes morreram nos ataques aéreos e nenhum civil ficou ferido”, afirmou Hegseth em um comunicado.

“Essa ação degrada ainda mais a capacidade do EI de planejar e realizar ataques terroristas que ameacem cidadãos americanos, nossos aliados e civis inocentes, além de enviar uma clara mensagem de que os Estados Unidos estão sempre prontos para encontrar e eliminar terroristas que ameaçam os Estados Unidos e nossos aliados”, ressaltou.

O grupo Estado Islâmico tem uma presença relativamente pequena na Somália em comparação com o Al Shabaab, vinculado à rede Al Qaeda, mas especialistas alertaram sobre uma atividade crescente.

md/st/llu/db/ic

Adicionar aos favoritos o Link permanente.