A vitória emocionante de George Russell no GP da Bélgica de Fórmula 1 de nada valeu. Minutos após a prova, a organização anunciou que o piloto da Mercedes foi punido e que o vencedor, de fato, era Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe.
Segundo o site oficial da Fórmula 1, o carro de Russell estava abaixo do peso definido pela categoria.
A Mercedes adotou uma estratégia diferente para Russell na Bélgica, com apenas uma parada nos boxes, o que exigiu que seguisse com pneus duros até ver a bandeira quadriculado, ficando à frente de Hamilton por apenas meio segundo.
No entanto, segundo a Fórmula 1, um relatório técnico divulgado após a corrida declarou que, “embora o carro tenha sido inicialmente considerado em conformidade com o peso mínimo de 798 quilos, 2,8 litros de combustível foram removidos”.
Após pesagem, carro estava com 796,5 kg
“O carro foi pesado novamente nas balanças interna e externa da FIA e o peso do carro era de 796,5 kg. A calibração das balanças externa e interna foi confirmada e testemunhada pelo competidor”, afirmou a Fórmula 1.
Com a confirmação da desclassificação de George Russell, Hamilton ficou com a vitória no GP da Bélgica, com Oscar Piastri na segunda posição e Charles Leclerc completando o pódio, em terceiro.
Chefe da Mercedes comenta decisão
Antes mesmo da confirmação, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, já sugeria que a equipe aceitaria a decisão, mesmo sabendo que seria uma notícia difícil para Russell.
““Temos que aceitar isso se os comissários decidirem contra nós”, disse Wolff. “É o que é, o erro aconteceu Temos que aprender com isso. Obviamente, para Russell, é um golpe enorme”, concluiu Wolff.
Veja a classificação da temporada 2024 da Fórmula 1
Acompanhe CNN Esportes em todas as plataformas
- YouTube
- Tiktok
Este conteúdo foi originalmente publicado em Reviravolta: Russell é punido e perde vitória no GP da Bélgica; Hamilton vence no site CNN Brasil.