Em dois dias, São Paulo tem 65% da chuva esperada para o mês

O primeiro final de semana de fevereiro em São Paulo (SP) foi marcado por fortes chuvas e, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência Climáticas (CGE) da Defesa Civil, o acumulado foi de 161mm em dois dias, cerca de 65% do esperado para o mês inteiro.

Conforme o levantamento, a média climatológica para este mês é de 246mm. No sábado, 1º,  um idoso morreu após ficar preso dentro de um veículo em um alagamento ocorrido na Rua Prece, na Vila Prudente, na zona leste da capital. O homem chegou a ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, mas não resistiu.

+ Defesa Civil de SP estende alerta para chuvas; veja regiões afetadas

Além da capital, vários municípios paulistas foram afetados pelas fortes chuvas que atingiram a região neste fim de semana. No domingo, 2, a Defesa Civil do Estado de São Paulo renovou o alerta para a continuidade das chuvas intensas nos próximos dias, com acumulados expressivos previstos até a próxima quarta-feira, 5.

Segundo o órgão, a atenção está redobrada para os municípios da faixa leste paulista. As regiões mais afetadas incluem o Vale do Ribeira, Itapeva, Bauru, Araraquara, Presidente Prudente, Marília, capital e região metropolitana, Baixada Santista, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte, Campinas, Sorocaba, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Araçatuba.

A Defesa Civil também afirmou que o Gabinete de Crise, criado no último dia 25, permanecerá mobilizado para monitorar a situação e coordenar ações emergenciais.

Recomendações para os dias de chuva

  • Evite transitar por locais alagados.
  • Fique atento a qualquer movimentação de solo, rachaduras ou inclinação de árvores e postes.
  • Moradores de áreas de risco devem buscar abrigo em locais seguros ao menor sinal de deslizamentos ou enchentes.
  • Acompanhe a previsão do tempo e atualizações pelos canais oficiais da Defesa Civil.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.