Mauro Vieira desmente criação de moeda do Brics

“[O que há] É uma proposta de liquidação de contas de comércio exterior nas moedas de cada um dos países”, afirmou ministro das Relações Exteriores em entrevista à Globonews. Na última quinta-feira (30), o presidente americano Donald Trump voltou a advertir os países membros do Brics para não substituírem dólar em transações entre os países do bloco. O ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira desmentiu que o Brics pretenda criar uma moeda exclusiva para comercialização entre os países pertencentes ao bloco econômico. Vieira afirmou que a proposta é de “liquidação de contas de comércio exterior nas moedas de cada um dos países”.
“Eu acho [que houve] é um grande mal-entendido com relação a essa questão”, disse Vieira. O Brasil assumiu a presidência do bloco em janeiro deste ano.
A declaração, feita em entrevista ao Em Ponto nesta segunda-feira (03), vem logo após a Rússia, também integrante do grupo econômico, também afirma não haver nenhum plano para a criação de uma moeda. Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, há apenas a ideia de “criação de plataformas de investimento”.
Também na última quinta-feira (30), o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a ameaçar, com uma tarifa de 100%, os produtos dos países do grupo dos Brics caso eles substituam o dólar norte-americano por outra moeda em suas transações.
“Vamos exigir um compromisso desses países aparentemente hostis de que eles não criarão uma nova moeda nem apoiarão qualquer outra moeda para substituir o poderoso dólar americano, caso contrário, eles enfrentarão 100% de tarifas e deverão dizer adeus às vendas para a maravilhosa economia dos EUA”, escreveu Trump em seu perfil na rede social Truth Social.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.