Novo deslizamento em pilha de rejeitos é registrado em mina em Conceição do Pará; veja como está a situação


A Jaguar Mining explicou que o deslizamento aconteceu por causa das intensas chuvas e que se trata de uma pequena porção da estrutura dentro da área já afetada pelo primeiro deslizamento em dezembro de 2024. Mina Turmalina em Conceição do Pará
Roberto Eleotério/ TV Integração
Um novo deslizamento em uma pilha de rejeitos da Mina Turmalina, localizada no povoado de Casquilho, em Conceição do Pará, no Centro-Oeste de Minas Gerais, foi registrado nesse domingo (02). Ninguém ficou ferido.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
A Jaguar Mining informou ao g1 nesta segunda-feira (3), que o deslizamento aconteceu por causa das intensas chuvas e se trata de uma pequena porção da estrutura dentro da área já afetada pelo primeiro deslizamento. Veja nota na íntegra abaixo.
O primeiro deslizamento de rejeitos aconteceu no dia 7 de dezembro de 2024. Na ocasião, trabalhadores que estava na Mina Turmalina e 67 moradores de 17 casas foram retirados do local.
Quatro dias depois do incidente, a Justiça determinou que a minerador fizesse o pagamento de um auxílio emergencial imediato, no valor R$ 10 mil, para cada núcleo familiar removido dos imóveis.
Quase um mês após deslizamento de rejeitos em mina, moradores que tiveram que sair de casas seguem sem previsão de voltar para povoado em MG
Justiça obriga mineradora a contratar assessoria para atingidos por deslizamento de rejeitos em mina em Conceição do Pará
Jaguar Mining
“Desde o sábado (1), devido ao elevado volume de chuvas em Conceição do Pará/MG, os georradares instalados na área da pilha de rejeitos/estéril indicaram regiões com tendência de deformação.
No domingo (2) pela manhã, foi identificado o deslizamento de uma pequena porção da estrutura, parte frontal, dentro da área já acometida pelo deslizamento. Permanecemos com os protocolos de segurança e os fluxos de comunicação ativos.
Reforçamos que, por segurança, o Comando Unificado de Operações – composto por autoridades federais, estaduais, municipais e integrantes da Jaguar Mining – definiu desde 07 de dezembro, que, por tempo indeterminado, o acesso à comunidade de Casquilho de Cima não está autorizado.
A empresa reitera o compromisso com as ações de minimizar e reparar os impactos causados pelo deslizamento e a cooperação com as autoridades competentes.”
Deslizamento em pilha de rejeitos em mina em Conceição do Pará
Bruno/Agência Combine
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.