Equador fechará fronteiras antes da eleição presidencial do fim de semana

As fronteiras do Equador serão fechadas deste sábado (8) até a próxima segunda-feira (10), disse o presidente Daniel Noboa em um post no X nesta segunda-feira (3).

Noboa também aumentou a presença militar nas fronteiras e nos portos.

Ele disse que as divisas seriam fechadas no fim de semana, quando ele enfrentará 15 oponentes em uma eleição presidencial no domingo (9), devido a “tentativas de grupos armados de desestabilizar o país”.

Eleições no Equador

As eleições gerais do Equador, nas quais a população vai escolher o próximo presidente do país, serão realizadas no dia 9 de novembro de 2025. É a primeira votação dentro do ciclo eleitoral regular desde a eleição convocada de forma antecipada em 2023 pelo ex-presidente Guillermo Lasso, e vencida por Daniel Noboa.

As pesquisas mostram que Noboa, o atual presidente, tem vantagem. Ele é seguido por Luisa González, candidata de um grupo político relacionado ao ex-presidente de esquerda Rafael Correa.

Se nenhum candidato obtiver 50% dos votos ou pelo menos 40% com uma diferença de 10 pontos sobre o segundo, um segundo turno de eleições será realizado no domingo, 13 de abril. Nele, os dois candidatos com mais votos no primeiro turno disputam entre si.

Neste processo eleitoral, o presidente e o vice-presidente da República são eleitos para o período 2025-2029, além de 151 representantes para a Assembleia Nacional, bem como cinco representantes para o Parlamento Andino.

No Equador, o voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 65 anos registrados como eleitores. Para maiores de 16 e menores de 18 anos e para maiores de 65 anos, o voto é opcional.

Saiba mais sobre o pleito nesta matéria. 

Com informações da Reuters.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Equador fechará fronteiras antes da eleição presidencial do fim de semana no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.