MLS vence julgamento de US$ 500 milhões nos EUA; entenda

A US Soccer — a Federação de Futebol dos Estados Unidos — não violou as leis antitruste ao se recusar a reconhecer a North American Soccer League (NASL) como uma liga de segundo escalão, de acordo com um júri federal em Nova York, nesta segunda-feira (3).

A extinta NASL — uma liga profissional que não tinha nenhuma conexão com a NASL original das décadas de 1970 e 1980 — levou a US Soccer ao tribunal alegando que havia razões conspiratórias por trás da decisão da federação de rebaixar a liga no “sistema de pirâmides de futebol do país”.

Existem três níveis, nos quais a Major League Soccer (MLS) opera como a única liga da Divisão I. A NASL foi designada Divisão II enquanto operou de 2011 a 2017, mas a US Soccer negou essa classificação para 2018.

A NASL se recusou a operar como uma liga da Divisão III e mais tarde fechou quando a maioria dos participantes mudou para outras ligas ou fechou. A NASL acusou a US Soccer de conspirar com a MLS para impedir a NASL de competir.

O processo, aberto pela primeira vez em setembro de 2017, posteriormente incluiu a MLS como corré, mas a US Soccer argumentou que estava julgando a NASL com base em uma rubrica objetiva, que incluía o número de times e a capacidade mínima nos estádios.

Clark Hunt, um dos fundadores da MLS e coproprietário do Kansas City Chiefs, atual bicampeão da NFL, estava entre os que testemunharam no caso que finalmente foi a julgamento. O júri deu o veredito unânime a favor da US Soccer após considerar quatro acusações de supostos atos ilegais conspiratórios e monopolistas.

“Estamos satisfeitos que o júri tenha reconhecido a falta de mérito nas alegações da NASL e decidido a nosso favor, encerrando esse litígio infundado. Esta decisão valida o comprometimento da US Soccer em promover um ecossistema amplo e saudável de ligas profissionais de futebol em todas as divisões”, declarou a federação.

“O veredito do júri confirma que este caso não foi nada mais do que uma tentativa da NASL de desviar a culpa pelas próprias falhas. Desde nossa criação em 1996, a MLS tem se dedicado a fazer os investimentos necessários para elevar o esporte do futebol e fornecer uma experiência excepcional para jogadores e fãs. Hoje, nosso foco permanece inalterado, e estamos ansiosos para promover nossos esforços para fazer o futebol crescer na América do Norte”, acrescentou a MLS.

Este conteúdo foi originalmente publicado em MLS vence julgamento de US$ 500 milhões nos EUA; entenda no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.