Alphabet enfrentará escrutínio de investidores sobre gastos com IA

A Alphabet enfrentará o escrutínio dos investidores sobre seus gastos maciços em inteligência artificial quando divulgar seus resultados trimestrais nesta terça-feira (4), uma vez que o crescimento da receita da empresa controladora do Google provavelmente diminuiu no último trimestre de 2024 devido a uma desaceleração em seus negócios de publicidade e nuvem.

Como outras grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos, a Alphabet enfrenta um novo escrutínio sobre seus gastos de capital depois que a startup chinesa DeepSeek lançou no mês passado modelos de IA de baixo custo que ameaçam empurrar o setor de IA para uma guerra de preços.

Estima-se que os gastos de capital da Alphabet tenham sido de US$ 50 bilhões no ano passado, segundo a LSEG, com mais investimentos planejados para 2025 a fim de apoiar sua expansão em nuvem e recursos de pesquisa orientados por IA, incluindo resumos, vitais para defender sua participação no mercado e atrair mais receita de anúncios.

Na semana passada, executivos da Microsoft e da Meta defenderam seus planos de gastos com IA, dizendo que eles são cruciais para se manter à frente no novo campo.

Enquanto isso, o crescimento do Google Cloud deve desacelerar no quarto trimestre em meio às altas expectativas para o segmento.

“Embora se espere que a taxa de crescimento (da unidade de nuvem) diminua, espera-se que o investimento elevado continue, mas os ganhos de eficiência mantiveram os lucros dinâmicos até agora. Manter esse equilíbrio será fundamental e os investidores vão querer ver evidências disso”, disse Susannah Streeter, diretora de dinheiro e mercados da Hargreaves Lansdown.

Espera-se que a receita dos negócios de pesquisa e outros do Google tenha aumentado 11,2% no quarto trimestre, de acordo com as estimativas da Visible Alpha, em comparação com um aumento de 12,2% no terceiro trimestre.

No geral, a receita da Alphabet deve ter crescido 11,9%, chegando a US$ 96,6 bilhões, uma expansão menor do que no terceiro trimestre, de acordo com estimativas compiladas pela LSEG.

A empresa – cujos serviços Search e YouTube são usados por mais de 2 bilhões de pessoas por mês – também está tentando manter sua participação dominante no mercado de publicidade em meio à crescente concorrência da Amazon.com e do TikTok.

O aumento dos gastos com anúncios políticos em torno da eleição presidencial dos EUA pode ter ajudado o Google no quarto trimestre, depois que a Meta, proprietária do Facebook, também informou um aumento semelhante na receita de anúncios.

Espera-se que o Google Cloud registre um aumento de 32% na receita no quarto trimestre, de acordo com dados da LSEG, depois de registrar um crescimento de 35% no terceiro trimestre.

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Este conteúdo foi originalmente publicado em Alphabet enfrentará escrutínio de investidores sobre gastos com IA no site CNN Brasil.

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