Boulos lança projeto para punir empresários golpistas

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) lançou, nesta terça-feira, dia 4, um projeto que busca a punição de empresários golpistas que apoiam e financiam tentativas de golpe de estado. O PL 177/2025 foi chamado de PL “Veio da Havan” pela equipe do parlamentar.

Pela proposta, empresas que apoiem ou financiem tentativas de golpe de estado ficarão proibidas de participar de licitações e de celebrar contratos com a Administração Pública por um período de até 20 anos. “O Veio da Havan é um exemplo didático e cristalino desse perfil que queremos combater, e daí o nome do projeto”, diz Boulos.

O objetivo da lei, de acordo com a equipe de Boulos, é coibir o envolvimento dessas empresas em tentativas de golpe de estado como a do 8 de janeiro, além de punir os empresários que efetivamente venham a participar de iniciativas golpistas.

“O Veio da Havan foi citado na delação de Mauro Cid, ajudante de ordens de Bolsonaro, como um dos empresários que pediram para Bolsonaro ‘virar a mesa’ após a vitória de Lula nas eleições de 2022, além de estar sendo investigado por participar de um grupo golpista no Whatsapp. Suas lojas também foram pontos de concentração de golpistas. Isso é inaceitável”, afirma o deputado.

Além do projeto, Boulos também vai começar a recolher assinaturas para um abaixo-assinado para ampliar a pressão popular em defesa da aprovação da proposta a partir desta quarta-feira, dia 5. “Essa é mais uma das várias medidas que nosso mandato está tomando para combater o golpismo bolsonarista. Nós vamos seguir trabalhando para que Bolsonaro, chefe de todos eles, pague pelos seus crimes”, diz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.