Neymar faz 33: relembre volta ao Santos, recordes e polêmicas do ídolo internacional

O jogador de futebol Neymar completa 33 anos nesta quarta-feira, dia 5, rodeado de recordes, polêmicas e relação forte com a torcida do Santos. A carreira do ídolo internacional está recheada de fatos interessantes e marcantes para a História do esporte.

Neymar é um dos maiores artilheiros da História da Seleção Brasileira e teve seus altos e baixos representando o Brasil, mas entrou para a história ao conquistar a tão sonhada medalha de Ouro nas Olimpíadas, em 2016. Ele já ganhou títulos da Libertadores, Recopa, Copa do Brasil, das Confederações, campeonatos nacionais, Mundial e Liga dos Campeões.

O então “menino Ney” chegou na base do Santos em 2003 e se tornou um dos maiores “Meninos da Vila” do clube. Sua estreia no profissional foi em 2010 e ele continuou no clube até 2013. Ao todo, foram 225 jogos e 133 gols marcados.

Além disso, ele também recebeu títulos do Campeonato Paulista (2010, 2011 e 2012), da Libertadores (2011) e da Copa do Brasil (2010). Agora, ele voltou ao time que lhe abriu portas no começo de sua carreira. Esta semana ele recebeu todo o acolhimento e respeito da torcida em uma cerimônia de tirar o fôlego.

A última vez que o Santos tinha conquistado a Libertadores tinha sido com Pelé, em 1962. Porém, Neymar fez História novamente 48 anos depois. O jogador, ao lado de Ganso, foi um dos grandes destaques da competição. Em 13 jogos, ele marcou seis gols e deu sete assistências.

Ao ir para o Barcelona, o jogador fez o time pagar 88,2 milhões de euros ao Santos. Lá, o ídolo pode realizar o seu sonho de vestir a camisa do clube catalão. Em quatro temporadas, ele seguiu sendo um jogador que fazia a diferença, mas agora ao lado de Messi e Suárez, um dos maiores trios da história do futebol. Ao todo, ele fez parte de 186 jogos, com 105 gols e 76 assistências.

O jogador conquistou dois Campeonatos Espanhóis, três Copas da Espanha, uma Supercopa da Espanha e a Liga dos Campeões. No principal título conquistado no clube, Neymar terminou a edição como artilheiro, fazendo 10 gols. Além disso, ele fez o gol do título, sobre a Juventus.

Um dos maiores momentos da carreira de Neymar foi a grande virada sobre o PSG, na Liga dos Campeões, de 2016/17. O Barcelona perdeu de 4 a 0, no jogo de ida e, no de volta, venceu por 6 a 1. A situação garantiu a classificação. Na ocasião, ele foi a estrela do jogo ao fazer dois gols e dar a assistência para o gol decisivo.

Na temporada seguinte, o carrasco virou reforço e foi para o PSG. Após um começo com problemas de relacionamento, principalmente com Cavani, o jogador brasileiro conquistou seu espaço e se transformou no protagonista novamente. Neymar venceu o Campeonato Francês, a Copa da França e a Copa da Liga Francesa. Foram, ao todo, 48 gols e 27 assistências em 53 partidas.

O jogador fez sua estreia pela Seleção Brasileira em 10 de fevereiro de 2010, contra os Estados Unidos, na vitória por 2 a 0. Na ocasião os gols foram dele e de Pato. Com a camisa verde e amarela, ele conquistou o título da Copa das Confederações (2013) e o Ouro nas Olímpiadas do Rio (2016).

Em 2023, Neymar foi anunciado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita. O que o clube saudita não contava era com a lesão do jogador. O grande investimento para que o jogador se transferisse para liga do país não se pagou. Foram apenas sete jogos pela equipe, com um gol e duas assistências.

Neymar não é sucesso apenas dentro de campo. Durante o início de sua carreira, o penteado dele foi imitado por muitos brasileiros, que queriam ter um moicano como o dele. Era comum ver garotos repetindo o corte de cabelo de Neymar, que mudava constantemente.

Ele já usou moicano loiro, com tranças, com franja, entre outros. E do mesmo jeito que seu cabelo mudou o seu futebol também se transformou. As “dancinhas” que ele fazia também foram sucesso durante muito tempo, quando ele lançava passos para comemorar seus gols. Vários artistas ganham notoriedade por conta de Neymar e suas danças.

Mas nem tudo foram flores na vida pública do atleta. Ele sempre esteve envolto em polêmicas sobre seu comportamento em campo, com pessoas dizendo que ele fazia simulações e “aumentava” a gravidade das faltas que recebia. O técnico Tite chegou a dizer que o atacante era um mau exemplo para os filhos.

Filhos também foram um tema polêmico na vida de Neymar, que foi acusado de ser mulherengo e ter filhos com muitas mulheres diferentes. Suas infidelidades também foram tema de canais e sites de fofoca pelo Brasil e pelo mundo. Em vários casos, a situação foi exposta para todos e causou problemas nas relações pessoais do jogador.

O artilheiro também se envolveu em polêmicas relacionadas à política. Em 2022, ele declarou apoio ao então candidato à reeleição, Jair Bolsonaro. Em um vídeo, ele aparecia cantando e dançando. “22 é Bolsonaro. Vota, vota e confirma, 22 é Bolsonaro”, dizia o jingle entoado por Neymar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.