México conclui envio de 10 mil militares à fronteira com os EUA

CIDADE DO MÉXICO, 5 FEV (ANSA) – O governo do México informou nesta quarta-feira (5) que 10 mil militares da Guarda Nacional já estão a postos nas regiões de fronteira com os Estados Unidos, a fim de evitar que imigrantes ilegais e drogas cruzem a divisa.   

A medida integra um acordo entre os presidentes das respectivas nações, Claudia Sheinbaum e Donald Trump, feito na última segunda-feira (3) para pausar por um mês as tarifas de 10% anunciadas pelo republicano contra seu vizinho latino. Segundo fontes oficiais mexicanas, os membros da Guarda Nacional foram distribuídos em 18 municípios de seis estados do norte do país: Baixa Califórnia, Sonora, Chihuahua, Coahuila, Nuevo León e Tamaulipas.   

Sheinbaum destacou que a decisão, além de não deixar o resto do país sem segurança, ainda é vantajosa para o México. “Saibam que não estamos deixando de lado os demais estados da República.   

Trata-se apenas de uma reorientação de forças”, explicou.   

Do outro lado do acordo, os EUA se comprometeram a impedir o tráfico de armas de alta potência para o território mexicano.   

(ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.