Se Bocardi assumir jornal do SBT, terá que seguir manual deixado por Silvio Santos

O jornalista Rodrigo Bocardi, demitido da Globo no final de janeiro, pode não demorar para retornar à televisão. Segundo o colunista Gabriel Vaquer, do F5, o SBT está interessado no ex-âncora do Bom Dia São Paulo para impulsionar a audiência da emissora no início da tarde.

De acordo com o colunista, Bocardi e executivos do SBT teriam se reunido duas vezes entre os dias 3 e 4 de fevereiro. A ideia é que o ex-apresentador do ‘Bom Dia São Paulo’ assuma o horário do final da manhã, às 10h45.

Em nota à imprensa, o SBT afirma não ter informações sobre novas negociações na emissora.

A demissão de Rodrigo Bocardi da Globo

No dia 30 de janeiro, por meio de um comunicado enviado à imprensa, a TV Globo anunciou o desligamento do profissional, alegando que Bocardi “descumpriu normas éticas do Jornalismo” da casa, sem revelar o que motivou a decisão.

“Rodrigo Bocardi, que apresentava o telejornal paulista, foi desligado por descumprir normas éticas do Jornalismo da Globo. Como é de conhecimento de todos, a empresa não comenta decisões de compliance”, diz um trecho da nota.

A jornalista Sabina Simonato, que dividia a apresentação do jornalístico com Rodrigo Bocardi, assumiu interinamente o comando do telejornal matinal.

Bocardi estava na TV Globo desde 1999 e no comando do telejornal desde 2013. Antes da Globo, o jornalista foi contratado da Band e da extinta TV Manchete.

O que é compliance?

  • Compliance é um conjunto de práticas corporativas para garantir o cumprimento de todas as normas legais, regulamentos, políticas e diretrizes ligadas à área de atuação da empresa;
  • O objetivo é garantir que a empresa esteja em conformidade com normas regulatórias, atendendo aos padrões fiscais, contábeis, jurídicos, trabalhistas, ambientais e éticos do seu setor;
  • Ajuda na prevenção de infrações legais, reduz riscos e combate fraudes que possam impactar negativamente a empresa.

Manual sobre como agir no jornalismo do SBT

Caso Rodrigo Bocardi passe a integrar o time de funcionários do SBT, ele terá que seguir um manual deixado por Silvio Santos, dono do canal, que elaborou diretrizes sobre como atuar no jornalismo da emissora e a filosofia da empresa. Leia abaixo na íntegra!

“A fim de que não pairem dúvidas quanto à linha a ser seguida pelo Departamento de Jornalismo, tanto o Diretor Marcos Wilson, como o SBT, naquilo que lhe couber, comprometem-se a observar, rigorosamente, os seguintes princípios editorais. Credibilidade: Cada informação deve ser confirmada. Nenhum boato ou rumor pode ser divulgado. Respeitabilidade: Devemos conquistar o respeito de nosso público e das nossas fontes. Seremos incorruptíveis e honestos.”, escreveu Silvio Santos para os funcionários da emissora.

“Seriedade: Seriedade não é sinônimo de velhice. O único compromisso de quem tem um telejornal sério é com a informação precisa, correta. Isenção: Ouvir sempre os dois lados, frente e verso de uma informação. Nenhuma pessoa será culpada antes que a Justiça assim o diga. Apartidarismo: Nosso compromisso é com a informação correta e com o público: ele quer fatos documentos e não proselitismo; quer informação e não ideologização da notícia. Imagem Diferenciada/Personalidade: Nossa marca, nossa cara são próprias, construídas ao longo do tempo. Não devemos ter a cara dos concorrentes”, completou o marido da jornalista e autora de novelas Íris Abravanel

O que mais chama atenção no documento, é o público-alvo do canal, onde Silvio Santos deixa mais que claro e também o seu objetivo: “Produto Indispensável: Nosso telejornalismo deve ser para o público tão indispensável como o alimento do dia a dia. Produto Popular: Ser popular não significa ser populista ou popularesco. O público não é uniforme em todos os sentidos. Uma notícia deve ser entendida pela patroa e pela empregada. Produto Moderno: A TV já é um veículo ágil e seu jornalismo deve ser moderno, dinâmico e, até certo ponto, audaz”.

“Empresarial: O jornalismo está dentro de uma empresa maior e não deve fugir das regras de administração empresarial, como avaliação e treinamento. Metas e Objetivos: Devemos estabelecer as metas e objetivos, que serão entendidos e assimilados por toda a equipe e, principalmente, cumpridos. Produto Didático: Não podemos complicar a vida do público, mas dar todos os instrumentos para facilitá-la. A informação deve ser simples, transparente, clara e didática”, continuou Senor Abravanel.

“Pessimismo Dispensável: O tom do jornalismo deve ser otimista, procurando mostrar que, mesmo nas situações mais trágicas, é possível dar a volta por cima. Princípios do Público: Não vamos agredir nosso público em seus costumes e suas crenças; o respeito ao telespectador é fundamental. Todos os redatores, repórteres e jornalistas da casa, no exercício de suas tarefas, devem obedecer a tais princípios, que refletem a filosofia que desejamos imprimir ao jornalismo do SBT, para que possamos cumprir a missão de informar bem para melhor formar nosso povo e nossa gente”, finalizou Silvio Santos na carta escrita em 3 de março de 1988.

* O documento escrito e assinado por Silvio Santos e destinado aos colaboradores do veículo de comunicação foi obtido pelo portal Contigo em 2023.

 

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