Lula reafirma confiança em Alexandre Silveira e diz que ministro será mantido

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou que o ministro Alexandre Silveira, responsável pela pasta de Minas e Energia, continuará em seu cargo, elogiando sua habilidade e desempenho. Segundo Lula, não há necessidade de alterações na equipe ministerial, que está implementando mudanças significativas no setor energético do país.”Silveira é um ministro excepcional. Poucas vezes o Ministério de Minas e Energia teve um ministro com a competência, a vontade de brigar, como o Silveira. Ele será mantido ministro. Não há porque mexer em uma coisa que está fazendo uma revolução no setor energético e de minas do País. Ainda vou discutir muito com o PSD e os partidos, porque não tenho pressa a fazer reforma”, declarou em entrevista na manhã de ontem às rádios Itatiaia, Mundo Melhor e BandNewsFM BH.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Após a declaração, Silveira usou sua conta na rede social X (antigo Twitter) para agradecer ao presidente. “Que honra, presidente Lula. Muito obrigado pela confiança”, disse. A publicação é acompanhada por um vídeo de Lula elogiando o ministro e garantindo a sua manutenção no cargo. Lula também se referiu ao ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, do PSD de Minas Gerais, ressaltando que a escolha entre assumir um ministério ou concorrer ao governo estadual é uma decisão pessoal de Pacheco.

“Se eu falar para você que eles vão ficar, você vai dizer que Lula não faz mudança no governo. Mas posso te dizer que meu sonho com o Pacheco é mostrar a ele que ele é a figura pública mais importante de Minas Gerais e que, se ele quiser ser o candidato a governador, ele poderá ser o futuro governador. É só ele querer para a gente trabalhar para ele ser eleito. Ele vai ter que decidir”, afirmou.

Com relação à reforma ministerial programada para março, Lula já definiu que a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, assumirá a Secretaria-Geral da Presidência. Essa mudança exigirá um entendimento com os partidos que compõem a base aliada, especialmente considerando que o PT realizará eleições diretas para renovar suas lideranças em julho.

Além disso, nomes como José Guimarães e Humberto Costa estão sendo considerados para um mandato-tampão no partido, enquanto Lula tem a intenção de que Edinho Silva seja o novo presidente do PT. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

*Reportagem produzida com auxílio de IA e Estadão Conteúdo
Publicado por Fernando Dias

Adicionar aos favoritos o Link permanente.