Aquecimento para o Derby: relembre clássicos marcantes entre Palmeiras e Corinthians

Nesta quinta-feira, 06, Corinthians e Palmeiras fazem o primeiro Derby de 2025. O duelo acontecerá às 20h (horário de Brasília) no Allianz Parque.

O Derby será o confronto de número 337 na história. Até o momento, leve vantagem para o alviverde, que tem 122 vitórias contra 113 do alvinegro, além de 101 empates.

+ Onde assistir o clássico entre Palmeiras e Corinthians pelo Paulistão?

No Allianz Parque, palco do clássico desta noite, foram 13 jogos disputados, com 6 vitórias do Palmeiras, 4 do Corinthians e 3 empates.

Em 2024 o confronto foi equilibrado. As equipes se enfrentaram três vezes, uma no Paulistão e duas no Brasileirão, com uma vitória pra cada lado e um empate.

O clássico, com mais de 117 anos de história, já protagonizou inúmeros momentos marcantes para ambos os lados.

Confira Derbys que marcaram época na memória do torcedor:

Corinthians 2 x 0 Palmeiras (2 x 4) – Libertadores 1999

No dia 12 maio de 1999, se encerrava o primeiro confronto de mata-mata entre Corinthians e Palmeiras pela Libertadores. Depois de ter vencido no jogo da ida por 2 a 0, o Palmeiras estava com a classificação encaminhada, mas o alvinegro foi em busca do resultado e repetiu o placar no jogo da volta.

Com o 2 a 0 a favor do Corinthians, a classificação para as semifinais do torneio foi decidida nos pênaltis. Nas cobranças, brilhou a estrela de Marcos, goleiro alviverde, que pegou as penalidades de Dinei e Vampeta, garantindo a classificação do Verdão.

Com o time recheado de estrelas, como Marcos, Zinho, Júnior, Alex, entre outros, o Palmeiras se sagraria campeão da competição naquele ano, vencendo o Deportivo Cali também na disputa de penalidades.

Corinthians 2 x 2 Palmeiras  – Campeonato Paulista 1999

Depois de ser eliminado pelo arquirrival na Libertadores, o Corinthians rapidamente pôde se “vingar”. Em junho, as equipes voltaram a se enfrentar pela decisão do Campeonato Paulista.

Naquela oportunidade, o Corinthians havia vencido o jogo da ida por 3 a 0 no Morumbi, gols de Dinei, Edilson e Marcelinho. Entretanto, o jogo da volta, no dia 20 de junho, também no Morumbi, ficou marcado para sempre na memória dos torcedores de ambos os times.

Quando o jogo já se encaminhava para o fim e o placar mostrava um empate em 2 a 2, com o Corinthians se sagrando campeão, o atacante Edilson provocou o adversário fazendo embaixadinhas na beirada do campo.

A provocação foi rapidamente “respondida” pelos jogadores palmeirenses que, enfurecidos, partiram para cima do “Capetinha”. Após uma longa briga generalizada, a partida teve se ser interrompida e encerrada aos 30 minutos da segunda etapa. O Corinthians foi decretado campeão do torneio.

Palmeiras 3 x 2 Corinthians (5 x 4) –  Libertadores 2000

Já no ano seguinte, em 2000, o Derby voltou a ser realizado na Libertadores. Corinthians e Palmeiras se enfrentavam nas semifinais do torneio após um ano anterior bastante “acalorado”.

A decisão ficou novamente para as penalidades. No jogo da ida, vitória corinthiana por 4 a 3. Já no jogo da volta, triunfo palmeirense por 3 a 2.

Nas penalidades, brilhou novamente a estrela de “São Marcos”. O arqueiro alviverde foi o responsável por defender a cobrança decisiva de Marcelinho Carioca, classificando o Palmeiras para a decisão do torneio.

Corinthians 1 x 1 Palmeiras  – Campeonato Paulista 2009

Em 2009 o Corinthians vivia uma nova etapa após voltar para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. A estrela da companhia era nada mais nada menos que Ronaldo Fenômeno.

O fenômeno estreou vestindo a camisa do alvinegro no dia 4 de março, em confronto diante do Itumbiara. Quatro dias depois, no dia 8, Corinthians e Palmeiras se enfrentavam na fase de grupos do Campeonato Paulista daquele ano.

Ronaldo havia começado no banco de reservas, mas entrou no decorrer do segundo tempo e proporciounou um dos momentos mais marcantes da história do Derby.

Já nos acréscimos, enquanto o Palmeiras vencia por 1 a 0 e acabava com a invencibilidade do Corinthians no torneio, Ronaldo marcou de cabeça após cobrança de escanteio e o resto ficou para a história. O atacante levou o estádio à loucura, subiu no alambrado junto de seus companheiros e torcedores, causando a queda do local.

Esse foi o primeiro gol de Ronaldo vestindo a camisa do timão. Depois, seria o principal responsável por levar o clube ao título invicto do torneio e também da Copa do Brasil no mesmo ano.

Corinthians 0 x 0 Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2011

No Brasileirão de 2011, Corinthians e Palmeiras se enfrentaram na última rodada do torneio. O alvinegro liderava a competição e podia consagrar-se campeão vencendo o arquirrival no Pacaembu. Entretanto, por conta das combinações de resultados, bastou o empate em 0x0 para que o Corinthians levantasse a taça.

O confronto ficou marcado por decidir o título para o timão, mas também por conta de outro fator. Naquele mesmo dia, 4 de dezembro de 2011, falecia Sócrates, um dos maiores ídolos da história do Corinthians.

Antes de começar a partida, todos os jogadores respeitaram um minuto de silêncio em homenagem ao meia, formando um grande circulo no meio de campo do Pacaembu. Os jogadores do Corinthians levantaram o punho, gesto que marcou a trajetória do “Doutor” e que também deixou cravado na história como um dos grandes momentos do Derby.

Corinthians 2 x 2 Palmeiras (5 x 6) – Campeonato Paulista 2015

Depois de ficarem mais de uma década sem protagonizarem confrontos expressivos em decisões, Palmeiras e Corinthians se encontraram na semifinal do torneio de 2015. Novamente, a decisão foi encerrada nas penalidades.

Naquele ano, o Palmeiras iniciava um processo de reconstrução, que vem gerando grandes resultados até os dias de hoje. Já o Corinthians acabava de recontratar o técnico Tite, grande expoente do clube na década.

Com mando do Corinthians, por ter a melhor campanha até então, a disputa terminou empatada em 2 a 2, levando a decisão para as penalidades.

Dessa vez foi o goleiro Fernando Prass que decidiu para o alviverde, pegando as cobranças de Elias e Petros, garantindo o verdão na decisão do torneio.

Dias depois, enfrentando o Santos na final, o Palmeiras sagrou-se campeão do Torneio, iniciando uma era de conquistas nos últimos 10 anos.

Corinthians 1 x 0 Palmeiras (4 x 3) – Campeonato Paulista 2018

A final do Campeonato Paulista voltou a ser decidida em um Derby em 2018, após 19 anos. Naquele ano, o Corinthians vinha de um título brasileiro (2017), com o Palmeiras sendo o vice do torneio.

Marcada por polêmica de arbitragem, a decisão também foi decidida nos pênaltis. Jogando contra o retrospecto negativo de confrontos em penalidades, o Corinthians conseguiu se sair melhor e levou o título pra casa.

Depois de dois 1 a 0, na ida a favor do Palmeiras e na volta a favor do Corinthians, foi a vez do goleiro Cássio brilhar nas penalidades, pegando os pênaltis de Dudu e Lucas Lima e garantindo o título para o alvinegro.

Palmeiras 1 x 1 Corinthians (4×3) – Campeonato Paulista 2020

A última vez que Corinthians e Palmeiras se enfrentaram em uma decisão foi no Campeonato Paulista de 2020, mais uma vez com o título sendo decidido nas cobranças de pênaltis.

Sem torcedores nos estádios em ambos os jogos, por conta da pandemia da Covid-19, os confrontos ficaram empatados nas duas oportunidades.

Nos pênaltis, o goleiro Weverton foi decisivo, pegando duas penalidades. O jovem Patrick de Paula foi o responsável por marcar a última cobrança do Palmeiras, garantindo o título para a equipe alviverde.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.