MPF pede que PF investigue garimpo ilegal na Terra Indígena Setemã

Baixar


Após denúncias de lideranças da Terra Indígena Setemã, no Amazonas, de garimpeiros ilegais que estavam explorando ouro naquela comunidade, o Ministério Público Federal (MPF) solicitou à Polícia Federal que fosse instaurado de inquérito para investigar a situação.

Os indígenas contaram que havia várias balsas garimpeiras no Rio Madeira e relataram que a estavam recebendo ameaças. A terra indígena fica no município de Borba, no interior do estado.

O MPF reuniu provas, incluindo vídeos e fotografias que confirmam a presença das embarcações e o impacto ambiental causado pelo garimpo ilegal. A exploração ilegal de minérios na região do Rio Madeira ocorre os estados Amazonas e Rondônia.

As lideranças indígenas reforçaram a necessidade de uma efetiva fiscalização para inibir a presença de embarcações garimpeiras ilegais na Terra Indígena Setemã, especialmente na Ilha do Jacaré.

O MPF enfatizou junto à Polícia Federal a urgência da atuação das autoridades, considerando os riscos de conflito e a degradação ambiental no local.

A atividade garimpeira compromete a qualidade da água, além de apresentar inúmeros danos à saúde de indígenas e ribeirinhos no local.

Segurança Indígenas relataram que estavam recebendo ameaças Manaus 06/02/2025 – 15:49 Rádio Nacional/ Sumaia Villela Victor Litaiff – repórter da Rádio Encontro das Águas para a Rádio Nacional Terra Indígena Setemã indígenas Garimpo Ilegal quinta-feira, 6 Fevereiro, 2025 – 15:49 1:19

Adicionar aos favoritos o Link permanente.