Na 1ª viagem após cirurgia, Lula reinaugura emergência no Rio de Janeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reinaugurou, nesta quinta-feira (06), a nova emergência do Hospital Federal de Bonsucesso, na zona norte do Rio de Janeiro. A cerimônia marcou o retorno da unidade, que estava fechada desde outubro de 2020, em decorrência de um incêndio devastador que provocou a morte de 16 pessoas.

O evento contou com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, que ressaltou os avanços das obras e a importância da reestruturação para a retomada de um atendimento de qualidade à população.

A nova emergência possui 50 leitos e conta com equipes formadas por 48 enfermeiros, 130 técnicos de enfermagem, 20 cirurgiões e 5 pediatras por turno.

De acordo com o Ministério da Saúde, a capacidade máxima de assistência da unidade foi retomada, totalizando 423 leitos. O investimento total no hospital é de R$ 263,7 milhões, sendo R$218,29 milhões previstos para 2025.

Durante a cerimônia, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), ressaltou a importância de três emergências reativadas na capital fluminense. Na última segunda-feira, os prontos-socorros dos hospitais federais do Andaraí e Cardoso Fontes foram reabertos.

“Vamos botar os pingos nos is? Essa emergência está fechada desde 2020. Nós não estamos aqui, hoje, apenas comemorando a abertura da emergência do Hospital de Bonsucesso, mas, sim, comemorando a abertura de três emergências federais na cidade do Rio de Janeiro”, disse Paes.

No discurso, Lula destacou a importância da gestão democrática dos hospitais federais.

“A única razão que me faz estar aqui é porque ninguém é dono de hospital. Médico, enfermeira, sindicalista – nenhum deles é dono de hospital. O dono do hospital é a defesa do trabalho que ele oferece à população. Hoje, o Bonsucesso se transforma num motivo de orgulho para todos nós”, declarou Lula.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Na 1ª viagem após cirurgia, Lula reinaugura emergência no Rio de Janeiro no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.