Dérbi de Madrid é aquecido por polêmicas de arbitragem

Real Madrid e Atlético de Madrid se enfrentam neste sábado (8), em duelo válido pela 23ª rodada da LaLiga. Separados por apenas um ponto, com a equipe de Ancelotti na frente do time de Simeone, o Dérbi de Madrid ganhou um novo ingrediente para deixar o clima ainda mais quente antes da partida.

O motivo do conflito entre as equipes? A arbitragem espanhola.

Tudo começou na última segunda-feira (3), quando o Real Madrid enviou uma carta formal à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) criticando a atuação da arbitragem na derrota por 1 a 0 para o Espanyol, fora de casa.

“O que aconteceu no ‘RCDE Stadium’ representa o cúmulo de um sistema arbitral completamente desacreditado, em que as decisões contra o Real Madrid têm alcançado um nível de manipulação e de adulteração da competição que não pode ser ignorado”, afirma o clube. “Os episódios ocorridos neste encontro superaram qualquer margem de erro humano ou de interpretação”.

A fúria da equipe merengue foi direcionada a duas jogadas da partida. A primeira foi a dura entrada por trás do lateral Carlos Romero no atacante Kylian Mbappé. Romero, inclusive, foi o responsável por marcar o tento da vitória do Espanyol.

O clube também reclama do gol anulado de Vinicius Júnior aos 21 minutos do primeiro tempo.

O time de Ancelotti pediu em nota uma “reforma estrutural” do sistema de arbitragem espanhol, que acusa de ser “falho”, “corrupto” e “fraudulento”.

O clube ainda reclamou do “prejuízo sistemático” que vem sofrendo por parte da arbitragem espanhola, cujo sistema estaria “viciado e estruturalmente desenhado para proteger a si mesmo, com o respaldo dos Comitês Disciplinares e da RFEF”, a fim de manter um “sistema classificado como fraudulento pela própria Justiça ordinária” e “sistematicamente corrupto”.

Atlético de Madrid rebate

O Atlético de Madrid viu o protesto como uma estratégia do rival para pressionar a arbitragem antes do clássico. Soto Grado será o responsável pelo apito do confronto.

Nas redes sociais, os colchoneros ironizaram as reclamações dos merengues. “Instruções básicas para o Dérbi: preparação física, massagem pré-jogo, análise minuciosa do rival e usar a televisão oficial [Real Madrid TV], mais uma vez, para pressionar os árbitros”, dizia uma das postagens.

Em outra publicação, a equipe pede ajuda à RFEF para entender os significados dos verbos pressionar, amedrontrar, intimidar, coagir, assustar, influenciar e impor.

Griezmann se posiciona

Antoine Griezmann, atacante do Atlético, criticou as declarações feitas e culpou presidentes, clubes e jornalistas por pressionarem os árbitros.

Acho que precisamos parar com esse absurdo, que é o que significa para mim. São vocês, jornalistas, que farão o maior alvoroço. Se você não disser nada e os clubes emitirem declarações sobre as quais ninguém fala, não haverá tanta tensão para os árbitros”, disse maior artilheiro da história do clube.

“Não importa quem seja, ele [árbitro] vai a qualquer estádio com medo de fracassar, porque todos estarão de olho nele. Não é bom que o árbitro aborde uma partida dessa maneira. Temos que deixá-los em paz, eles já estão fartos de nos aturar dentro de campo, imagine fora dele […] a culpa é de todos, clubes, presidentes, jornalistas… Os árbitros já estão fartos dessa bobagem”, concluiu o francês.

Javier Tebas cogita acionar o Real Madrid na Justiça

Javier Tebas, presidente da LaLiga, atacou o Real Madrid nesta quinta-feira (6) e afirmou que cogita levar o clube à Justiça devido às reclamações sobre a arbitragem.

“Eles construíram uma história exagerada de vitimização que é completamente infundada com, na minha opinião, o objetivo de minar a competição. É completamente exagerado. Eles perderam a cabeça”, disse Tebas.

Real Madrid x Atlético de Madrid

A partida entre Real Madrid e Atlético de Madrid acontece neste sábado (8), às 17h (de Brasília), pela 23ª rodada do Campeonato Espanhol. O duelo será realizado no Santiago Bernabéu, em Madri, na Espanha.

 

Este conteúdo foi originalmente publicado em Dérbi de Madrid é aquecido por polêmicas de arbitragem no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.