TRE-SP suspende direitos de resposta de Boulos em contas de Marçal

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) suspendeu na quarta-feira, 21, os direitos de resposta de Guilherme Boulos (PSOL) nas redes sociais de Pablo Marçal (PRTB). Na decisão, o TRE-SP entendeu ser necessário um debate do colegiado antes de oferecer o benefício ao psolista.

A defesa de Marçal entrou com recurso após a entrega da vídeo-resposta de Boulos à campanha. Os advogados alegam que a gravação não trata sobre as ofensas de Marçal contra o adversário e que o adversário teria se aproveitado da gravação para fazer propaganda de suas redes sociais e da campanha.

Na decisão, assinada pelo desembargador Encinas Manfré, do colegiado da Corte eleitoral, é necessária a decisão do tribunal para decidir sobre o oferecimento do direito de resposta a Boulos. Ainda não há prazo para o julgamento da ação.

“Embora sem expressar posicionamento definitivo acerca do deslinde dessa propositura recursal, ora concedo o efeito suspensivo objetivado, porque, além das partes (representante e representado) terem recorrido da respeitável sentença, eventual concessão nesta feita poderia importar irreversibilidade dada a possibilidade de iminente veiculação de resposta em redes sociais”, disse Manfré.

“Também, à primeira vista, não constato prejuízo ao representante, pois, se for o caso, oportuna e brevemente, poderá ser a ele concedido direito de resposta”, concluiu.

O recurso da defesa de Marçal contradiz o próprio candidato, que afirmou aos jornalistas que não iria recorrer das decisões da Justiça sobre o direito de resposta. Antes do último debate realizado na segunda-feira, 19, o candidato do PRTB disse que seguiria a determinação e que “daria até dois direitos de resposta” ao adversário.

Boulos e Marçal protagonizam embates na campanha e na Justiça. O candidato do PSOL conseguiu ao menos três direitos de resposta após ser acusado de ser usuário de cocaína.

O site IstoÉ tenta contato com a campanha de Guilherme Boulos, mas não obteve o retorno até o momento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.