Judiciário é alternativa da sociedade contra força bruta, diz Barroso

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, classificou, nesta sexta-feira (7), o poder Judiciário do país como uma “alternativa da sociedade contra a força bruta”.

“Nós, do Judiciário, somos a alternativa que a sociedade concedeu contra a força bruta. […] Somos instrumento do processo civilizatório”, disse durante a cerimônia de abertura do Ano Judiciário no Tribunal de Justiça de São Paulo.

Na ocasião, o magistrado foi homenageado pela Corte, recebendo o Colar do Mérito Judiciário.

No discurso, Barroso defendeu a atuação do Supremo, apesar de citar que “nem sempre” agradam a todos.

“Nós estamos sempre desagradando alguém, muitas vezes desagradamos setores poderosos da sociedade. […] Conviver com a crítica, às vezes justa, às vezes injusta, faz parte da vida que nós escolhemos”, afirmou.

O magistrado pontuou que – no entender dele – o mundo vive um processo de “desencontro civilizatório” e que, por isso, se faz preciso criar “trincheiras do bem, da justiça e do amor ao próximo”.

Também estiveram presentes na cerimônia, os ministros do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Dias Toffoli. Além do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), e representantes do judiciário estadual.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Judiciário é alternativa da sociedade contra força bruta, diz Barroso no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.