Celulares nas escolas: professores comentam adaptação à nova lei

A proibição do uso de celulares nas escolas entrou em vigor neste ano. A medida afeta principalmente os estudantes, mas também os professores, que lidam diretamente com as crianças e adolescentes.

Educadores consultados pela CNN comentam que o maior desafio é conseguir o equilíbrio para que a tecnologia seja usada como ferramenta pedagógica sem comprometer a atenção e a interação dos alunos.

O que diz a lei?

A Lei nº 15.100/25 diz que estudantes da rede pública e privada não podem usar aparelhos eletrônicos na escola, nem mesmo nos intervalos.

Entretanto, existem algumas exceções, como as atividades pedagógicas que exigem o uso de dispositivos. Nesses casos, os alunos podem usar o celular ou um computador sob a orientação dos professores.

Como está sendo a adaptação?

Para Márcio Roberto Thomaz, diretor de escola municipal de ensino infantil e ensino fundamental anos iniciais de São Paulo, a adaptação está sendo pacífica. “Percebemos que muitos estão interagindo mais entre si e demonstrando maior abertura para o diálogo”, disse Thomaz à CNN.

Ele comentou que os professores estão dialogando com os alunos para que a medida não seja vista apenas como uma proibição, mas como uma “iniciativa voltada para o bem-estar e o desenvolvimento deles“.

O professor Gustavo Affonso de Paula, coordenador pedagógico da Escola Sesc de Ensino Médio no Rio de Janeiro, acredita que a chave para a implementação da lei é a “boa comunicação entre todos os segmentos da comunidade escolar”.

Ele contou que, desde o ano passado, a escola já contava com caixas em sala de aula para os estudantes deixarem os smartphones. O recipiente era usado em momentos de avaliação ou em atividades específicas.

Agora, a lei exige protocolos mais bem definidos. “Em um primeiro momento, pretendemos usar os armários que são disponíveis para os nossos estudantes de ensino médio para que o uso da tecnologia seja feito com os materiais disponíveis pela escola“, disse.

Por fim, o professor ressalta que a regulamentação é apenas um marco em busca do equilíbrio entre concentração, interação, socialização e aprendizagem ativa. “Ainda temos muito a aprender e precisamos estudar as normativas com um olhar atento e crítico”, concluiu.

Celulares nas escolas: tire dúvidas sobre a proibição dos aparelhos

Este conteúdo foi originalmente publicado em Celulares nas escolas: professores comentam adaptação à nova lei no site CNN Brasil.

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