BDM: Brasil deve sofrer com tarifas de Trump

O mercado começa a semana agitada, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que anunciará nesta segunda-feira (10) tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para o país.

O Brasil deve ser um dos países afetados pela taxação. Em 2024, os americanos compraram cerca de R$ 27 bilhões em produtos brasileiros do conjunto de “Aço e Ferro”, fazendo do Brasil o segundo maior fornecedor aos EUA.

O republicano ainda promete tarifas recíprocas como medidas a serem aplicadas aos países que “tiram vantagens dos EUA”.

“É muito importante ficar atento ao comportamento das ações do setor nesta segunda, para ver como elas irão reagir. Além disso, é uma medida que também terá impacto no câmbio, uma vez que você prejudica as exportações brasileiras e, em outras palavras, você reduz a entrada de dólares no país.”, afirma Téo Takar, editor-chefe do Bom Dia Mercado ao CNN Money.

No cenário nacional, investidores aguardam a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, nesta terça-feira (11). A prévia da inflação para o mês apresentou alta de 0,11%, pressionada pelos alimentos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em BDM: Brasil deve sofrer com tarifas de Trump no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.