Tarcísio de Freitas cria comitê com Polícia Militar, Civil e Ministério Público

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciará netsa segunda-feira (10) a criação de um comitê estratégico destinado a assessorar a segurança pública no estado. Esta iniciativa, que conta com o apoio da Polícia Militar, Ministério Público e Polícia Civil, tem como objetivo principal auxiliar na formulação de novas políticas públicas para enfrentar a crescente violência que tem preocupado os paulistas. O comitê, oficialmente denominado Comitê de Assessoramento Estratégico para Políticas de Segurança Pública, foi formalizado no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 10 de fevereiro.

A composição do comitê é robusta e inclui figuras importantes como o Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, o Comandante Geral da Polícia Militar, o Comandante Geral da Polícia Civil, a Controladoria Geral do Estado, a Procuradora Geral do Estado, o Procurador Geral de Justiça e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Além disso, o comitê poderá convocar representantes de entidades públicas, privadas e da sociedade civil para participar das discussões, dependendo do tema em pauta. O objetivo é criar um espaço permanente de debate e formulação de políticas, com reuniões convocadas pelo governador.

As atividades do comitê serão realizadas de forma voluntária, sem remuneração, e incluem a recomendação de medidas, protocolos e soluções de gestão e informação. O grupo também terá a responsabilidade de apoiar a implementação de ações, projetos e programas voltados para a segurança pública.

*Com informações de Beatriz Manfedini 

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Adicionar aos favoritos o Link permanente.