Rei Charles III celebra cultura italiana com jantar temático

ROMA, 10 FEV (ANSA) – O rei Charles III e sua esposa, a rainha Camilla, organizaram na noite do último domingo (9) um jantar temático italiano em sua residência de campo de Highgrove, em Gloucestershire, na Inglaterra, um dia após a confirmação da visita oficial que fará à Itália e ao Vaticano.   

Um brinde “à eterna cultura italiana da boa mesa” coroou o jantar de gala em homenagem ao “Belpaese”, destino que os membros da realeza visitarão em abril.   

A noite em Highgrove, com a presença do embaixador italiano em Londres, Inigo Lambertini, e sua esposa Maria Grazia, foi dedicada à celebração do Slow Food e do Slow Fashion, além de ter reunido personalidades e celebridades.   

Entre os convidados estavam Donatella Versace, o casal David e Victoria Beckham, o apreciador da gastronomia Stanley Tucci, que colaborou na preparação do jantar com Francesco Mazzei, famoso chef calabrês no Reino Unido, além de representantes da vasta comunidade italiana no território britânico e empresários.   

Imagens da mídia britânica mostraram o rei de bom humor e aparentemente em ótima forma, confirmando sua recuperação após o diagnóstico de câncer no ano passado.   

Em seu discurso de boas-vindas, Charles III exaltou o significado de “uma noite esplêndida que une duas das coisas que mais me são queridas: slow food e Itália”.   

O menu da noite, que explorava a mistura de pratos gourmet de inspiração italiana e ingredientes britânicos, incluía, entre outros, uma panzanella com caranguejo escocês, ravióli recheado com ricota e ervas Highgrove, um purê de tomate cultivado na Ilha de Wight, uma porchetta com carne de porco de Suffolk e, claro, uma clássica zuppa inglese de sobremesa. Tudo regado a bons vinhos italianos, além de um espumante.   

Durante sua visita pela Itália, Charles III e Camilla se encontrarão com o papa Francisco, no Vaticano, por ocasião do Jubileu 2025, e provavelmente visitarão a Capela Sistina.   

Depois, seguirão para Ravenna, cuja programação ainda será definida, apesar de o monarca conhecer bem as memórias e os lugares simbólicos da cidade que é patrimônio da Unesco, por sua beleza bizantina e os traços dantescos, que sempre foi projetada no mundo.   

Segundo o jornal Quotidiano Nacionale, de Gala Placídia a San Vitale, do Túmulo de Dante a Santo Apolinário, há muitas belezas que o casal poderia “tocar, respirar, sentir com seus corações”.   

A cidade de Ravenna também é muito amada por Lord George Byron, ex-membro da Câmara dos Lordes: “Agora um museu, no memorável Palazzo Guiccioli, devolvido à cidade por Antonio Patuelli e a Fondazione Cassa di Ravenna, lembra Byron e o Risorgimento”, acrescenta o texto, sugerindo o ponto turístico para o rei conhecer.   

Por fim, a publicação enfatiza que tem “certeza de que o povo da [Emilia-]Romagna fará com que a realeza inglesa passe um dia memorável que entrará para a história da cidade”. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.