Ministro do Interior da Colômbia renuncia em meio a tensões do governo Petro

O ministro do Interior da Colômbia, Juan Fernando Cristo, decidiu deixar seu cargo nesta segunda-feira (10), uma decisão que ocorre em um momento de crescendo tensão no governo de Gustavo Petro. “Tomei a decisão de deixar o cargo de ministro do Interior para participar sem restrições no debate político e impulsionar, de fora do governo, ideias promovidas por ele”, declarou em seu perfil no X. “Apesar das dificuldades e da radicalização da controvérsia política, considero fundamental insistir na construção de um acordo nacional, que, nas atuais circunstâncias, deve se concentrar nas relações bilaterais com os Estados Unidos, na realização de eleições livres e transparentes em 2026”, completou.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Cristo também apontou que, apesar das tentativas, a implementação do plano de governo não avançou como esperado, devido a conflitos internos na equipe ministerial. A situação se complicou ainda mais quando o presidente Petro solicitou a renúncia de ministros e outras autoridades de alto escalão, buscando reformular seu gabinete. “Haverá algumas mudanças no gabinete para alcançar maior conformidade com o programa ordenado pelo povo”, escreveu o presidente em seu perfil no X.

As tensões se intensificaram quando Petro começou a exigir explicações sobre o não cumprimento de promessas feitas anteriormente.  Além disso, o presidente anunciou que as reuniões ministeriais seriam transmitidas ao vivo pela televisão, uma medida que não foi bem recebida por muitos ministros, aumentando ainda mais a pressão sobre a equipe.

*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicada por Matheus Oliveira

Adicionar aos favoritos o Link permanente.