Volvo EX40 e EC40: SUVs elétricos ganham novos nomes e mais autonomia

A Volvo Car Brasil anunciou mudanças na nomenclatura de dois de seus modelos elétricos. O XC40 agora se chama EX40, enquanto o C40 passa a ser EC40. A mudança segue o padrão dos novos elétricos da marca, como o EX30 e o EX90 — o primeiro já disponível no Brasil.

Além dos novos nomes, o EX40 e o EC40 receberam atualizações na linha 2026. A versão Ultra do EX40 agora tem autonomia de 393 km (antes era de 348 km). Já o EC40 Ultra passou para 404 km, um ganho de 51 km em relação ao modelo anterior, segundo dados do Inmetro.

Outra novidade é a inclusão da nova cor Sand Dune e duas opções de acabamento interno: Dawn Fusion Microtech e Charcoal Fusion.

Os preços também mudaram. O EX40 Plus 2026 custa R$ 329.950, enquanto a versão Ultra sai por R$ 379.950. O Volvo EC40 2026 tem os mesmos preços: R$ 334.950 na versão Plus, e R$ 384.950 na Ultra.

“O principal objetivo dessa mudança é facilitar ainda mais a compreensão dos nossos clientes na hora de optar pelo modelo que gostariam de comprar”, comenta Marcelo Godoy, presidente da Volvo Car Brasil.


Volvo EX40 e Volvo EC40 2026: novos nomes em mais autonomia
Volvo EX40 e Volvo EC40 2026: novos nomes em mais autonomia • Divulgação

A Volvo encerrou 2024 com 8.682 carros vendidos no Brasil. O EX30 foi o elétrico premium mais emplacado, com 2.748 unidades, e o XC60 liderou as vendas de híbridos, com 3.287 unidades. Para o 2025, a previsão é da chegada do novo EX90 no Brasil.

A marca também investiu mais de R$ 70 milhões na instalação de eletropostos pelo país. A estratégia visa fortalecer sua presença no mercado de carros elétricos e ampliar a infraestrutura para esse tipo de veículo no Brasil.


Volvo EX40 2026: SUV compacto ganha novo nome e nova opção de cor
Volvo EX40 2026: SUV compacto ganha novo nome e nova opção de cor • Divulgação

O Volvo EX40 tem 4,44 metros de comprimento, 1,87 metro de largura e um porta-malas de 410 litros.  Há ainda 31 litros no porta-malas dianteiro. A capacidade da bateria é de 82 kWh, proporcionando autonomia de até 393 km na versão AWD, conforme dados do Inmetro. O modelo também permite carregamento rápido de 10% a 80% em cerca de 30 minutos, facilitando viagens mais longas.

A versão AWD do EX40 entrega 408 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. Já a versão RWD, mais acessível, tem 238 cv e leva 7,3 segundos para atingir essa mesma marca. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h em ambas as versões.

O EC40 também está disponível em duas versões, sendo que a de entrada, equipada com um motor elétrico de 238 cv e tração traseira (RWD), acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos e alcança velocidade máxima de 180 km/h. Sua bateria de 69 kWh garante uma autonomia de até 385 km no ciclo Inmetro.

Já a versão mais potente do EC40 conta com tração integral (AWD) e dois motores elétricos que somam 408 cv. Com essa configuração, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos. Sua bateria de 82 kWh oferece uma autonomia de até 404 km no ciclo Inmetro.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Volvo EX40 e EC40: SUVs elétricos ganham novos nomes e mais autonomia no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.