Incêndio em fábrica de fantasias de Carnaval deixa feridos no RJ

SÃO PAULO, 12 FEV (ANSA) – Um incêndio de grande proporção atingiu na manhã desta quarta-feira (12) uma fábrica de fantasias de Carnaval em Ramos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, e deixou ao menos 21 feridos, incluindo nove em estado grave.   

O incidente foi registrado na Maximus Confecções, considerada uma das mais requisitadas pelas escolas de samba das divisões de acesso. Atualmente, a fábrica produzia material para Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu.   

O Hospital Estadual Getúlio Vargas informou que as vítimas resgatadas sofreram “queimaduras em vias áreas por inalação de fumaça quente”.   

Os militares foram acionados às 7h39 (horário local) para a ocorrência na Rua Roberto Silva. Pelo menos quatro pessoas procuraram abrigo na janela após a fumaça preta tomar conta do local. Todas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros com ajuda de uma escada e levadas ao centro médico.   

Em declaração à imprensa, um porta-voz dos bombeiros relatou que o incêndio já foi totalmente controlado, mas destacou que o prédio “não tinha condição necessária para estar funcionando”.   

“Nós verificamos a certificação da empresa, que não possuía nenhum tipo de aprovação do corpo de bombeiros”, relatou.   

Já o presidente da LigaRJ, Hugo Júnior, afirmou que “tudo indica que a perda de material foi total”.   

Por meio de nota, a escola de samba Império Serrano confirmou que toda sua produção de fantasias para o carnaval de 2025 se encontrava na fábrica. “Neste momento, estamos focados em garantir a segurança de todos os envolvidos neste acidente”, acrescentou.   

Já o GRES Unidos do Porto da Pedra informou que “havia duas alas, placas e tecidos da escola sendo produzidos no local, alguns deles programados para serem entregues na data de hoje”.   

Por sua vez, a União do Parque Acari confirmou que “a agremiação também foi impactada, pois algumas de suas alas estavam sendo confeccionadas no local”.   

Após a tragédia, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, informou que nenhuma das escolas afetadas serão prejudicadas no desfile na Marquês de Sapucaí.   

“Conversei agora com o presidente Hugo Júnior da série Ouro que me deu mais detalhes das três escolas afetadas pelo incêndio de hoje em Ramos. Já tomamos a decisão de que, independente de qualquer coisa, as escolas não serão rebaixadas no Carnaval desse ano. Havendo possibilidade de desfilar, as três serão consideradas hors con·cours”, decretou, em postagem no X.   

Paes explicou que está em Brasília, mas seu vice-prefeito “está acompanhando de perto a situação”, e deixou seu “abraço aos componentes do Império Serrano, da Unidos da Ponte e da Unidos de Bangu, agremiações que tanto orgulham o Carnaval carioca”.   

Além disso, prefeito do Rio garantiu que está dando suporte médico necessário aso trabalhadores da fábrica e suas famílias.   

“Mais cedo, também falei com o Secretário de Saúde Daniel Soranz e ele me informou que as equipes de saúde do Hospital Municipal Souza Aguiar e Evandro Freire estão a postos recebendo as vitimas do incêndio em Ramos”, concluiu. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.