Destino para casais apaixonados é reaberto na Itália

MORRO D’ALBA, 13 FEV (ANSA) – Após uma restauração que durou vários meses, a passarela “La Scarpa”, situada acima das antigas muralhas de um castelo em Morro D’Alba, na província de Ancona, será reaberta nesta sexta-feira (14) e representa um destino para casais apaixonados que planejam celebrar o “Dia de São Valentim”.   

Considerada símbolo da cidade italiana, a passagem de patrulha coberta percorre toda a muralha fortificada, com dois lados caracterizados por arcos panorâmicos para o exterior e por edifícios e casas para o interior.   

Construído entre os séculos XIII e XV e ampliado por volta do século XVII, quando suas funções defensivas cessaram, alguns dos edifícios mais importantes do Morro d’Alba estavam sobre ele.   

Seu nome deriva da inclinação acentuada das paredes, tão íngremes que lembram “escarpas”.   

Ao longa da passarela, é possível encontrar vistas inusitadas da paisagem circundante e do mar, da costa de Senigallia às encostas do Conero, do Monte San Bartolo, na área de Pesaro, dos primeiros picos dos Apeninos da Úmbria-Marcas até as Montanhas Sibillini.   

“La Scarpa” foi colocada nos últimos anos no centro de uma política de valorização do território, o que permitiu que Morro D’Alba fosse reconhecido desde 2019 entre as “Vilas Mais Bonitas da Itália”.   

O destino é considerado o local ideal para concertos ao pôr do sol, apresentações de livros, passeios de poesia, apresentações teatrais, casamentos civis. Além disso, abriga instalações de design de luz, um restaurante, a nova loja de vinhos pública e o Museu Utensilia, com ferramentas da civilização camponesa e fotos de Mario Giacomelli.   

No entanto, a passarela precisou passar por uma reforma, cuja restauração foi dividida em dois lotes: um para a parte pública, financiada por Gal Colli Esini e pela Prefeitura de Morro d’Alba, e outra para a parte privada dos moradores, financiada por um edital da região das Marcas sobre as Muralhas Históricas, pela Prefeitura e pelos proprietários dos imóveis.   

Como parte do evento “Il borgo dell’Amore”, que celebra Morro d’Alba como a vila mais frequentada, acontecerá o corte da fita do renovado caminho, seguido da inauguração oficial na presença do conselheiro regional, Francesco Baldelli, e representantes da Gal. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.