Metsola se torna 1ª líder da UE a ir até Gaza em mais de 10 anos

BRUXELAS, 13 FEV (ANSA) – A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, cruzou nesta quinta-feira (13) a fronteira de Rafah e se tornou a primeira líder europeia a entrar na Faixa de Gaza em mais de uma década.   

Um porta-voz da política maltesa declarou que a visita dela ao enclave palestino aconteceu em um “momento crucial” para o território.   

“O objetivo é sublinhar o papel fundamental da UE no apoio aos esforços humanitários em Gaza e o compromisso do bloco em continuar apoiando o cessar-fogo e o acordo de troca de reféns”, afirmou.   

Metsola visitou o posto de travessia da Missão de Assistência Fronteiriça da União Europeia (Eubam) em Rafah e o local onde ocorreu o Festival Nova, palco dos ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro de 2023. A líder também se encontrará com Gideon Sa’ar, ministro das Relações Exteriores de Israel.   

“A UE está pronta para intensificar seu engajamento e fazer tudo o que puder para ajudar a garantir que o acordo de cessar-fogo e libertação de reféns permaneça válido para fornecer um caminho para maior ajuda, um elemento fundamental para uma paz sustentável”, escreveu Metsola.   

Amanhã (14), a presidente se reunirá com a liderança palestina em Ramallah. Durante sua visita, a maltesa também se encontrará com reféns libertados, suas famílias e vítimas do conflito. (ANSA).   

Adicionar aos favoritos o Link permanente.