Oscar Piastri mira título mundial com a McLaren após evolução na Fórmula 1

O piloto australiano Oscar Piastri acredita que pode conquistar o título mundial da Fórmula 1 em 2025 pela McLaren, após corrigir fragilidades apresentadas na temporada passada.

Aos 23 anos, ele disputará seu terceiro campeonato ao lado do britânico Lando Norris, depois de vencer duas corridas em 2024 e ajudar a equipe a conquistar o primeiro título de construtores em 26 anos.

Em evento de apresentação do novo carro MCL39, Piastri afirmou que se sente mais completo e em igualdade de condições com o companheiro de equipe. “Definitivamente estamos começando do zero. Acredito que posso ser campeão mundial este ano”, declarou o australiano.

Piastri destacou que trabalhou intensamente durante a pré-temporada para aperfeiçoar sua preparação.

“Sinto que, há 12 meses, eu entrava na temporada ainda com algumas fraquezas que não me deixavam totalmente confiante. Ao longo do ano passado, tratei de corrigir isso. Agora, é questão de manter esse desempenho a cada final de semana e garantir que estou sempre dando o meu melhor”, analisou.

Em 2024, Piastri encerrou o campeonato na quarta colocação geral, com vitórias na Hungria e no Azerbaijão. Norris foi vice-campeão, ficando atrás apenas do holandês Max Verstappen, tetracampeão pela Red Bull.

Treinamentos no simulador e disputa com Norris

Apesar de reconhecer que ainda tem pontos a melhorar, Piastri disse que evoluiu significativamente e dedicou parte do inverno europeu a treinamentos no simulador. “Se conseguirmos aplicar os ajustes que planejamos nesta intertemporada, terei muitas ferramentas para lutar pelo título”, afirmou.

Sobre a relação interna na McLaren, o australiano garantiu que a disputa com Norris será intensa, mas leal. Em 2024, ele chegou a apoiar a campanha do britânico na reta final da disputa.

Durante a pausa nas competições, Piastri aproveitou o verão em sua terra natal, assistindo a partidas de tênis e críquete, e revendo amigos. “Foi a viagem mais longa que fiz para casa desde que saí há cerca de 10 anos. Estou renovado e pronto para recomeçar”, disse.

Fórmula 1

A temporada 2025 da Fórmula 1 terá início em 16 de março, em Melbourne, após o adiamento do GP do Bahrein devido ao Ramadã. “Estou muito animado por ter a corrida em casa como abertura do campeonato. Talvez fosse demais se isso tivesse acontecido no meu ano de estreia, mas agora estou preparado”, comentou.

Nenhum piloto australiano venceu o GP da Austrália na história da Fórmula 1. Em 2024, Piastri terminou a prova em quarto lugar, logo atrás de Norris, que foi o terceiro.

(Reportagem de Alan Baldwin; edição de Toby Davis)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Oscar Piastri mira título mundial com a McLaren após evolução na Fórmula 1 no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.