Juiz estende bloqueio de suspensão de funcionários da USAID

Um juiz federal estendeu o bloqueio de ações do governo Donald Trump tomadas contra a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID, na sigla em inglês) por mais uma semana após uma extensa audiência nesta quinta-feira (13).

O caso é um dos primeiros testes mais significativos para Trump sobre a redução da força de trabalho federal e fechamento de uma agência.

O juiz Carl Nichols, do Tribunal Distrital de DC, disse que continuará em vigor até 21 de fevereiro uma ordem judicial que reintegra os trabalhadores da USAID que o governo colocou anteriormente em licença remunerada.

Além disso, a decisão impede o governo de tomar outras medidas que potencialmente poderiam prejudicar os trabalhadores da USAID, especialmente aqueles que estão em países que têm altos riscos de segurança.

Nichols, que foi nomeado de Trump em 2019 para o tribunal de primeira instância, ainda não decidiu se permitirá os planos do governo de desmantelar a agência ou bloqueará indefinidamente que isso aconteça.

Ele destacou que tomará uma decisão sobre essa questão até o final da próxima semana, embora sua decisão provavelmente seja contestada posteriormente.

Outros casos que tentam recorrer contra o fechamento da USAID ainda estão em andamento no tribunal.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Juiz estende bloqueio de suspensão de funcionários da USAID no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.