Marina não será contra explorar Margem Equatorial, é inteligente, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta sexta-feira (14), que a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, não será contra a exploração de petróleo na região da Margem Equatorial porque é inteligente.

Segundo ele, a ministra não se opõe à exploração, mas defende que haja atenção à forma como ela será conduzida.

“Tenho certeza de que Marina jamais será contra, porque a Marina é uma pessoa muito inteligente. O que ela quer não é não fazer, é como fazer. Esse como fazer é uma coisa que ela quer, eu quero, você quer. Como fazer para a gente não ser predatório com a nossa querida Amazônia”, afirmou em entrevista a Rádio Clube do Pará.

Lula disse que é necessário haver uma mediação entre aqueles que são contra a exploração e aqueles que são a favor. Para ele, deve ser considerado o que é melhor para o Brasil e para a economia do país.

“A gente quer mostrar para o Ibama, para a companheira Marina e para os especialistas que é plenamente possível fazer prospecção de petróleo. A gente não pode prescindir, porque se essa riqueza existir, ela vai ajudar a fazer a transição energética. […] Se tiver petróleo, vamos ter mais dinheiro para fazer mais educação, mais saúde, mais tecnologia, mais dinheiro para contratar gente para o Ibama, professor, médico, dinheiro para cuidar do Brasil”, disse.

O presidente reiterou que não quer que a exploração de petróleo cause danos ambientais na região e, por isso, vai garantir que a Petrobras cumpra todos os requisitos para a realização de pesquisa e de exploração no local.

“Nós pagamos US$ 500 mil numa sonda por dia, você acha que é pouco? E ela está paralisada. Nós precisamos colocar ela para funcionar, fazer pesquisa. Se não encontrar petróleo, tudo bem, vamos procurar em outro lugar. Mas se tiver petróleo, precisamos saber como explorá-lo”, declarou.

No início desta semana, Lula criticou o que chamou de “lenga-lenga” na questão da exploração de petróleo na Margem Equatorial do Amapá. Segundo o presidente, o Ibama parece agir como se fosse contra o governo. A declaração causou controvérsia entre ambientalistas.

O governo de Lula prepara uma ofensiva em torno da defesa da exploração de petróleo na região. O movimento é encabeçado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e já enfrentou resistência da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva.

Em 2023, o Ibama recusou a licença da Petrobras para explorar a região. Desde então, a petroleira atua para atender a uma série de requisitos ambientais do instituto.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Marina não será contra explorar Margem Equatorial, é inteligente, diz Lula no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.