Macaco causa apagão generalizado no Sri Lanka afetando milhões de pessoas

Um macaco desencadeou um apagão generalizado que interrompeu o fornecimento para os 22 milhões de habitantes no Sri Lanka, número corresponde a população inteira do país.

A nação teve cortes de energia pelo terceiro dia na quinta-feira (13), enquanto se esforçava para restaurar a capacidade total de funcionamento.

A queda de energia durou seis horas no domingo (9) e segundo ministro da energia, Kumara Jayakody, foi devido a um macaco que interrompeu uma estação de rede no subúrbio de Colombo, capital do país.

O animal entrou em contato com o transformador da estação, interrompendo o fornecimento para todo o país.

Nenhum corte de energia foi implementado na quarta-feira (10), data é feriado no Sri Lanka.

Não houve detalhes imediatos se o macaco sobreviveu ao incidente.

Interrupções de energia no país

Cortes de energia de uma hora serão implementados a partir das 18h (no horário local), relatou o monopólio estatal de energia da ilha, o Ceylon Electricity Board (CEB), em um comunicado.

A interrupção de domingo (9) também afetou a única usina de energia a carvão de 900 megawatts da ilha, fazendo com que operasse em modo seguro, relatou o CEB.

“Todos os esforços estão sendo feitos para restaurar a rede à capacidade total, mas cortes de energia serão implementados para gerenciar os horários de pico de demanda à noite”, acrescentou a declaração da estatal.

Cortes de energia de noventa minutos foram implementados na segunda (10) e terça-feira (11) para gerenciar a demanda.

Uma investigação sobre a interrupção estava sendo conduzida pelo ministério de energia.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Macaco causa apagão generalizado no Sri Lanka afetando milhões de pessoas no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.