Visita de aliado de Trump é vista como primeiro gesto ao Brasil

Pela primeira vez, um aliado de peso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, esteve em Brasília para se reunir com autoridades do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A visita do senador republicano Steve Daines ao Brasil, na sexta-feira (14), foi interpretada como um “quebra-gelo” e um gesto inicial para abrir diálogo entre representantes dos dois governos, segundo fontes ouvidas pela CNN que acompanham as tratativas.

Daines é um dos aliados mais próximos do Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e do próprio Trump. A viagem ao Brasil foi acertada há uma semana, ou seja, menos de um mês antes da posse do republicano.

O senador chegou como uma espécie de “enviado informal” de Rubio, em meio a uma semana agitada para a diplomacia brasileira e a equipe econômica, marcada pelos tarifaços anunciados por Trump.

Os americanos costumam usar a expressão “test the waters” — ou “testar as águas” — para descrever uma sondagem antes de tomar decisões ou assumir compromissos. Na avaliação de diplomatas brasileiros, a visita do senador reflete essa estratégia.

No Senado dos Estados Unidos, Daines integra as comissões de Relações Exteriores, Energia e Recursos Naturais, Finanças e Assuntos Indígenas.

No Palácio do Itamaraty, ele foi recebido pela Secretária-Geral das Relações Exteriores, Embaixadora Maria Laura da Rocha.

A CNN apurou que o encontro teve como foco a intenção de manter boas relações e expressar agradecimento pela cooperação em temas migratórios.

No perfil oficial do Itamaraty, o governo afirma que “ambos reiteraram o desejo de aprofundamento da tradicional parceria entre Estados Unidos e Brasil, com base na identificação de convergências”.

A publicação aponta que a conversa ressaltou oportunidades para ampliar o comércio, atrair investimentos e fortalecer cadeias de suprimentos em áreas como minerais críticos.

Daines também se encontrou com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin (PSB-SP).

Após o encontro, Alckmin destacou que ambos discutiram a parceria de 200 anos entre Brasil e Estados Unidos, mencionando que o senador elogiou o pão de queijo e o café brasileiros.

“Ele trouxe um abraço do presidente Trump, do vice-presidente Vance e do secretário Marco Rubio. Foi muito boa a conversa. Foi muito positivo”, disse Alckmin.

Já Daines afirmou que Brasil e Estados Unidos compartilham muitos valores e crenças. “Queremos fortalecer esse relacionamento”, declarou.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Visita de aliado de Trump é vista como primeiro gesto ao Brasil no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.