Ministério da Saúde expande idade de vacinação da dengue até 59 anos

O Ministério da Saúde anunciou recentemente uma nova estratégia para evitar o desperdício de vacinas contra a dengue que estão próximas do vencimento. Com o objetivo de garantir que os imunizantes sejam utilizados antes de perderem a validade, a nova medida permitirá que essas vacinas sejam aplicadas em pessoas fora da faixa etária estipulada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, as vacinas contra a dengue estão disponíveis para crianças de 10 a 14 anos em municípios selecionados, onde a incidência da doença é alta.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

No entanto, com a nova orientação, as vacinas que vencerão em dois meses poderão ser aplicadas em pessoas de 6 a 16 anos. Além disso, as vacinas com vencimento em um mês poderão ser administradas em pessoas a partir de 9 anos. A decisão do Ministério da Saúde ocorre em um contexto de crescente preocupação com a dengue no Brasil. Em 2025, o país registrou 118 óbitos e 291.000 casos prováveis da doença, com 294 óbitos ainda em investigação. A reemergência do tipo 3 da dengue, que não era registrada há anos, aumenta a preocupação das autoridades para o próximo ano.

Para facilitar o acesso à vacinação, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) integradas com as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) funcionarão das 7h às 19h nos finais de semana.

*Com informações de Beatriz Manfredini

Adicionar aos favoritos o Link permanente.