SP espera mais de 16 milhões para Carnaval, diz presidente da SPTuris

São Paulo se prepara para receber um número recorde de 16 milhões de foliões durante o Carnaval de 2025, distribuídos ao longo de três finais de semana, segundo disse Gustavo Pires, presidente da SPTuris, em entrevista à CNN Brasil neste sábado (15).

Segundo Pires, a expectativa é que 4,5 milhões de turistas visitem a capital paulista durante o período festivo, que inclui o pré-carnaval no final de semana de 22/23 de fevereiro, o Carnaval oficial, e o pós-Carnaval, no fim de semana dos dias 8/9 de março.

O presidente da SPTuris destacou que o Carnaval de 2024 deve gerar um impacto econômico de R$ 3,4 bilhões, estabelecendo um novo recorde. “É um recorde tanto de impacto econômico, quanto de público, quanto de turistas. A gente bateu recorde de inscrição de blocos”, afirmou Pires.

Reforço na segurança

Para garantir a segurança dos foliões, a Prefeitura de São Paulo está implementando uma série de medidas em parceria com as forças de segurança. Pires explicou que “existe um trabalho todo integrado da nossa equipe, com a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana”.

Entre as novidades, destaca-se o “Smart Sampa”, um sistema que utilizará câmeras e drones para monitoramento. Além disso, haverá limitação de horário para os blocos, com dispersão iniciando às 18h, e revista na entrada dos eventos para prevenir a entrada de armas brancas e coibir furtos.

Pires ressaltou que essas ações têm surtido efeito, com uma redução de mais de 50% nas ocorrências entre 2020 e 2024. “É uma ação que vem melhorando ano após ano”, concluiu o presidente da SPTuris, enfatizando o trabalho conjunto das forças de segurança para garantir um Carnaval seguro e animado na maior cidade do país.

Recorde de blocos

Em 2025, o Carnaval de rua de São Paulo bateu recorde de blocos inscritos para desfilar, com 767 agremiações. A prefeitura da capital paulista prevê 860 desfiles, a partir do pré-Carnaval, nos dias 22 e 23 de fevereiro, passando pelos quatro dias oficiais da festividade, de 1º a 4 de março, e também no pós-Carnaval, em 8 e 9 de março.

O número de blocos não corresponde exatamente ao número de desfiles, porque, segundo a prefeitura, cada bloco pode se apresentar mais de uma vez. O ano com o maior número de blocos inscritos foi 2020, com 644. Em 2023, foram 475 inscritos e, em 2024, foram 579. A cidade ficou sem desfiles de blocos de rua no Carnaval nos anos de 2021 e 2022 por causa da pandemia da Covid-19.

Carnaval 2025: veja a ordem dos desfiles das escolas de samba de SP

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em SP espera mais de 16 milhões para Carnaval, diz presidente da SPTuris no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.